terça-feira, 19 de janeiro de 2021

Crato inicia vacinação nos profissionais de saúde


 A Secretaria de Saúde do Crato iniciou a imunização dos profissionais de saúde que estão na linha de frente no combate à COVID-19, nesta terça-feira (19), com a vacinação da enfermeira Ana Cadja Sá Cavalcante Macedo, da Unidade Básica de Saúde São Miguel.

A solenidade aconteceu no horto de Nossa Senhora de Fátima, no bairro de mesmo nome, e contou com a presença do prefeito Zé Ailton Brasil, do vice-prefeito, André Barreto, da secretária de Saúde, Marina Feitosa e do presidente da Câmara de Vereadores Florisval Coriolano; além de técnicos do setor de imunização.

A enfermeira falou da importância da imunização e destacou o seu trabalho na sala de vacinação, onde tem atuado profissionalmente. "Eu sou uma defensora da vacina. Sempre acompanho os cartões dos pacientes e oriento sobre a importância de mantê-lo atualizado. A vacina nos protegerá de casos graves e dessa doença".

A segunda dose da vacina foi aplicada no condutor socorrista do SAMU e técnico de enfermagem, Eugênio Araújo.

Plano de Operacionalização

O município do Crato recebeu, nesta semana, 34% das vacinas destinadas ao grupo prioritário, definido pelo Ministério da Saúde. "As primeiras doses da vacina foram entregues de forma fracionada e gradual. Recebemos apenas 34% do primeiro grupo e esse número inicial será destinado aos profissionais da saúde, que estão trabalhando na linha de frente de combate à COVID-19 (hospitais, UBS, Unidade de Referência à COVID-19, SAMU, serviços de atendimento domiciliar da SMS, condutores de ambulâncias, porta de entrada de urgência e emergência) e os idosos institucionalizados", comentou Marina Feitosa.

O prefeito Zé Ailton reafirmou o compromisso de sua gestão, em parceria com o Governo do Estado e Federal, em ofertar todas as condições para garantir a imunização da população cratense. "Hoje é um dia muito importante para a cidade do Crato, com o início da vacinação. Uma conquista tão sonhada nesses últimos 10 meses. Elaboramos um plano, com muito cuidado e zelo, para que a gente possa dar sequência e vacinar todos os cidadãos cratenses, dando tranquilidade e esperando que a vida normalize. Temos recursos disponíveis para a vacinação, que se somará aos insumos que o município vem recebendo. Mas quero tranquilizar a população que o nosso projeto é vacinar todos, em união entre os governos municipal, estadual e federal", finalizou o gestor.

Últimas notícias