O governador Camilo Santana anunciou novas medidas de enfrentamento à pandemia do coronavírus, nesta quinta-feira (21). De acordo com ele, o Governo do Ceará vai ampliar a oferta de leitos na rede pública de saúde para o tratamento exclusivo da Covid-19 e reforçar a fiscalização em estabelecimentos para evitar aglomerações e o descumprimento de medidas protetivas, como o uso obrigatórios de máscara. O anúncio foi feito em coletiva de imprensa e transmissão pelas redes sociais, contando com a presença do prefeito de Fortaleza, José Sarto, e dos secretários de Saúde do Estado, Dr Cabeto, e da Capital, Ana Estela.
Camilo Santana disse que as medidas foram adotadas pelo comitê de enfrentamento à Covid-19 em virtude do crescimento pela busca de atendimento na rede pública de saúde. "Esse aumento de casos ao longo da semanas não vinha refletindo na demanda assistencial, na procura pela UPA, hospital, e também não vinha refletindo em óbitos. Porém, na última semana, avaliado pelos técnicos, houve aumento significativo na demanda por assistência, principalmente na Capital", disse Camilo, que destacou ainda a junção por atendimentos nesse período em virtude das arboviroses, como dengue, zika, chikungunya, H1N1.
"Vamos retomar muitas das unidades e dos leitos que criamos ao longo da pandemia. Criamos praticamente 2.800 leitos de enfermaria e UTI durante a pandemia e quase todos foram mantidos para atender ouras demandas da população com a redução do número de casos", afirmou Camilo. Sobre o reforço das fiscalizações, o governador disse que, nesta sexta-feira (22), ele e o prefeito de Fortaleza, José Sarto, se reunirão com as forças de segurança para tratar sobre o assunto. "Vamos intensificar a fiscalização em bares, restaurantes e estabelecimentos que estejam causando aglomeração, multando e punido os que forem reincidentes", ressaltou.