domingo, 24 de janeiro de 2021

Primeiras sessões da Câmara de Altaneira demonstram parlamentares que mais apresentaram matérias


Desde que foram empossados e empossadas como parlamentares eleitos/as no dia 15 de novembro do ano passado, a Câmara de Altaneira, na microrregião do cariri oeste, já realizou duas sessões ordinárias, dia 12 e dia 20 do mês em curso. O legislativo municipal tem como presidente o vereador Deza Soares (PT).

Levantamento visando apresentar um balanço dos vereadores e vereadoras que mais apresentaram matérias (requerimentos e projetos de leis) nesse início de mandato.

O blog não considerou como critério o quesito aprovado ou rejeitado pelo parlamento. De acordo com os dados colhidos o vereador Ariovaldo Soares (PDT), que faz oposição a administração municipal, e a vereadora Rafaela Gonçalves (PT), da base de apoio ao pefeito Dariomar Rodrigues (PT), lideram o ranking daqueles que mais apresentaram proposituras.

Ariovaldo aparece em primeiro lugar com 6 matérias, sendo dois projetos de leis e quatro requerimentos. Já Rafaela vem logo na sequência com cinco requerimentos. Nas redes sociais, ambos justificaram algumas das ações. Para o primeiro, elas representam o “cumprimento de promessas de campanha”. A segunda frisou que que seu mandato “buscou atuação perante as Secretarias de Infraestrutura e Agricultura em que buscamos melhorias para educação, Meio Ambiente, urbanização, agricultura e economia”, ao passo que agradeceu “a todos que estão participando e unindo empenho ao mandato para melhoria” do município.

Mais três parlamentares aparecem na lista. Robercivânia Oliveira com assento na casa pelo PSD e Valmir Brasil, do PDT, ambos do bloco da minoria e, portanto, da oposição, e Zuleide Ferreira (PT). Um requerimento chegou a ser apresentado por cada uma e por ele.

Abaixo o teor de cada propositura por parlamentar:

Ariovaldo Soares (PDT)

Projeto de Lei 002/2021, que visa proibir o uso de fogos com estampido ou estouro em todo o município de Altaneira;

Requerimento 002/2021, solicitando cópia física ou digital dos autos do inquérito da Operação Salus;

Requerimento 004/2021, pedindo explicações ao Gerente Geral do Bradesco e ao Poder Executivo Municipal, sobre o mal atendimento do Posto Avançado da instituição Bancária neste Município;

Requerimento 005/2021, solicitando explicações a Caixa Econômica Federal sobre fechamento casa lotérica em Altaneira;

Requerimento 006/2021, cobrando a realização de concurso público Municipal;

Projeto de Lei 01/2021, que veda a contratação de veículos considerados de luxo para servir ao Prefeito, Vice Prefeito, Presidente da Câmara, Vereadores e Secretários Municipais ou equivalentes.


Rafaela Gonçalves (PT)

Requerimento 003/2021, solicitando o aumento da rota e do número de dias da passagem do caminhão de coleta bem como a distribuição de mais tambores coletores de lixo no Vale do São Romão;

Requerimento 007/2021, pedindo o envio de máquinas para limpeza do leito do Riacho do Filipe no Vale do São Romão;

Requerimento 010/2021, solicitando a reativação do Programa Municipal de Aração e Preparo do Solo (PROMAPS);

Requerimento 011/2021, pedindo a pavimentação asfáltica para ladeira do São Romão bem como o calçamento em pedra tosca para as entradas do sítios Samambaia e Pau Branco;

Requerimento 012/2021, solicitando a reforma da Escola Municipal Joaquim de Morais e a cobertura da quadra esportiva da vila do São Romão.


Robercivânia Oliveira (PSD)

Requerimento 001/2021, solicitando a troca ou substituição das luminárias em partes das ruas públicas que se encontram queimadas, bem como ainda, a limpeza e capinação das referidas vias públicas.


Valmir Brasil (PDT)

Requerimento solicitando informação sobre o fechamento do Cras do São Romão.


Zuleide Ferreira (PT)

Requerimento 008/2021, solicitando o encaminhamento de expediente ao Presidente da CAGECE referente a retomada da construção de saneamento básico na sede do Município.

(Blog Negro Nicolau)

Últimas notícias