segunda-feira, 18 de janeiro de 2021

Prefeitura de Fortaleza divulga Plano de Vacinação contra a Covid-19 em Fortaleza


A Prefeitura Municipal de Fortaleza divulgou, nesta segunda-feira (18/01), o Plano de Vacinação contra a Covid-19 da capital. Os profissionais que atuam na linha de frente do combate à pandemia, os residentes em Instituições de Longa Permanência (ILPI) acima de 60 anos e também os portadores de deficiência em ILPIs acima de 18 anos serão os primeiros contemplados com a imunização. O Plano foi divulgado em coletiva de imprensa concedida pelo prefeito José Sarto e pela titular da Saúde, Ana Estela, na sede da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), no Centro. 

Os próximos contemplados, que compõem a primeira fase da campanha, serão os idosos acima de 75 anos, considerados um dos grupos mais vulneráveis à doença. A imunização deste público será realizada via agendamento, por meio do sistema da Prefeitura de Fortaleza, tendo início de acordo com a distribuição das vacinas, realizada pelo Ministério da Saúde. A população deve aguardar a finalização das etapas iniciais e a divulgação dos cronogramas de vacinação, não sendo necessário se dirigir neste momento aos postos de saúde. 

Fortaleza contará com aproximadamente oito locais de vacinação contra a Covid-19, em localizações estratégicas para a campanha, utilizando espaços como equipamentos esportivos e áreas de uso público. Os postos de saúde não irão realizar a imunização contra o coronavírus, nas fases iniciais, visando evitar aglomerações. 

Serão 79 equipes distribuídas nestes locais de vacinação, com capacidade de vacinar até 14.100 pessoas por dia. Além disso, terão outras 70 equipes imunizando os idosos com mais de 75 anos, em suas residências, com capacidade para visitar até 2.100 imóveis por dia.  Cada equipe é composta por cinco profissionais, gerando em média, 745 profissionais atuando de segunda a segunda. 

Durante a coletiva, o prefeito Sarto enfatizou que a imprensa será parceira número um na divulgação do Plano de Vacinação, "para evitar que haja desinformação, que haja procura desnecessária (em unidades de saúde) e até prejudicial à população, porque há expectativa muito grande com a chegada da vacina". 

Segundo ele, é fundamental que os fortalezenses fiquem atentos às fases da vacina, pois ainda temos um longo processo até imunizar toda a população, obedecendo ao cronograma de grupos prioritários. "É importante que a população possa compreender que esse é um momento muito rico, de esperança, mas também é preciso ter paciência e obedecer, como a gente sempre diz, sigam as recomendações das autoridades sanitárias", ressaltou. 

Sarto destacou ainda que toda a equipe da SMS está preparada para garantir a efetivação do Plano. "Existem milhares de pessoas que estão trabalhando para que isso funcione da melhor maneira possível para a população", garantiu.

Últimas notícias