sexta-feira, 15 de janeiro de 2021

Caririaçu se estrutura para receber vacinas contra a Covid-19






 A Secretaria de Saúde e a Coordenação de Imunização da Prefeitura de Caririaçu deram início nesta semana aos preparativos para a imunização contra a Covid-19 no município, conforme o plano de vacinação definido pela Secretaria de Saúde do Estado do Ceará (Sesa). 

Já estão o cadastrados os profissionais que farão a vacinação em todos os 13 PSFs, com um total de 30 vacinadores até o momento. Todos os postos de saúde serão utilizados para colocar em prática o plano municipal de imunização que está sendo elaborado seguindo o plano do estado.

De acordo com informações da Coordenadora de Imunização Dra. Cícera Pricila Brito Sousa, as vacinas serão aplicadas nas 13 Unidades Básicas de Saúde e também com prontos de vacinação itinerante em locais amplos afim de que seja evitado aglomeração como por exemplo: Quadra de esportes coberta, escolas, locais de trabalho entre outros. Em breve todos os vacinadores deverão receber um treinamento específico.

Ainda de acordo com a coordenadora, o município tem em estoque uma boa quantidade de seringas intramuscular que serão usadas para aplicação das vacinas que provavelmente serão da AstraZeneca/Fiocruz, Sinovac, Coronavac/Butanatan e Pfizer e com um esquema de segurança que também está sendo montado.

FASES DE VACINAÇÃO E PÚBLICO ALVO: 

1ª Fase: Trabalhadores da saúde, pessoas de 75 anos ou mais, pessoas de 60 anos ou mais institucionalizadas, população indígena aldeado em terras demarcadas aldeadas, povos e comunidades ribeirinhas.

2ª Fase: Pessoas de 60 a 74 anos.

3ª Fase: Morbidades: Diabetes mellitus, hipertensão arterial grave, doença pulmonar obstrutiva crônica, doença renal, doenças cardiovasculares e cerebrovasculares, indivíduos transplantados de órgão sólido, anemia falciforme, câncer, obesidade grave( IMC40).

Serão mantidas as orientações da Organização Mundial de Saúde e Ministério da Saúde seguindo o protocolo de segurança pessoal como uso de máscara, álcool em gel 70% e distanciamento social para evitar aglomerações.

Segundo o governador Camilo Santana, a expectativa é de que a vacina chegue aos estados brasileiros ainda em janeiro. A vacinação em Fortaleza capital do estado, está prevista para iniciar na próxima quarta-feira (20).

Últimas notícias