sexta-feira, 13 de setembro de 2019

Expoece 2019 terá novidades


No ano em que chega à sua 65ª edição, a Exposição Agropecuária do Ceará (Expoece) apresenta novidades. Diferentemente dos anos anteriores, quando acontecia no mês de setembro, o evento será realizado no período de 09 a 17 de novembro próximo, no Parque de Exposições Governador César Cals, em Fortaleza. A tradicional exposição é uma iniciativa da Associação dos Criadores do Ceará (ACC).

O presidente da ACC, Walfrido Monteiro, explica que os preparativos para a Expoece 2019 já foram iniciados e seguem em ritmo acelerado. Ele destaca a decisão de mudança do mês de realização do evento de setembro para novembro. “Nos últimos anos, a Expoece foi realizada em setembro. Mas, essa data batia com outros eventos agropecuários do Nordeste. Por esta razão, trouxemos a exposição para novembro, que era o mês original do evento”, destaca.

O dirigente lembra, ainda, que a edição 2019 da Expoece terá ampliada a programação de sete para oito dias para viabilizar a presença de um público ainda mais significativo. “A realização da exposição no Parque Governador César Cals também está assegurada”, enfatiza, descartando as hipóteses de não realização do evento ou mudança de local.

A programação da 65ª Expoece incluirá atrações para adultos e crianças, a exemplo de exposição de animais, Feira de Agricultura Familiar, leilões, apresentações folclóricas, parque de diversões, palestras, debates, fazendinha, Casa de Mel, Casa de Farinha, engenho e shows de humor e musicais. Bares e uma praça de alimentação também estarão montados na área do parque para comodidade dos visitantes.

Cerca de quatro mil animais estarão expostos, entre bovinos, caprinos, ovinos e equinos; e participarão de concursos e julgamentos. Nas competições, estarão envolvidos 1.300 animais, concorrendo a R$ 60 mil em prêmios para expositores e criadores. Por outro lado, mais de 70 empresas e instituições estarão presentes na Expoece, que ofertará espaços para comercialização e exposição de produtos em 140 estandes espalhados em 140 mil metros quadrados de área. A expectativa é de que a geração de negócios a curto, médio e longo prazo supere o patamar de R$ 12 milhões registrado em 2018.

A exposição receberá criadores e expositores de todo o país, especialmente do Ceará e demais Estados nordestinos. Segundo Walfrido Monteiro, mais de 200 mil pessoas deverão circular pelo Parque Governador César Cals durante os oito dias do evento. A exposição deverá gerar cerca de dois mil empregos diretos e três mil indiretos, movimentando o agronegócio e sua cadeia produtiva e a agricultura familiar, além de viabilizar capacitações e a troca de experiências entre os agentes e setores produtivos.

Últimas notícias