quarta-feira, 25 de setembro de 2019

Turismo emprega cerca de 7 milhões de pessoas no Brasil, aponta estudo

Heitor Freire quer o Ceará recebendo recursos para o turismo

O Dia Mundial do Turismo se aproxima: 27 de setembro. A data chama a atenção para um dos segmentos mais importantes para o crescimento da economia, porque gera emprego e renda. Prova disso é o estudo do Conselho Mundial de Viagens e Turismo, que revelou que a contribuição ao Produto Interno Bruto cresceu 3,1% em 2018, totalizando US$ 152,5 bilhões (8,1%). Em relação ao volume de postos de trabalho, o mercado ocupou 6,9 milhões de pessoas, o equivalente a 7,5% do número global de vagas no país.

Atento a esses dados e ciente do enorme potencial turístico do Brasil, o deputado federal Heitor Freire (PSL) tem trabalhado para que o estado que ele representa no Congresso Nacional, o Ceará, possa receber recursos do Poder Executivo para desenvolver esse segmento.

"São muitas as demandas que recebo em meu gabinete sobre a atividade turística não só no meu estado, mas pelo Brasil. Encaminho as indicações ao Ministério do Turismo, solicitando recursos para regiões onde esse setor ainda não tem todo o seu potencial explorado pela falta de verbas. O Ceará, por exemplo, tem belíssimas riquezas naturais e culturais, e que merecem fazer parte da rota de turistas nacionais e internacionais", afirmou o parlamentar.

Entre as indicações elaboradas por Freire e encaminhadas à pasta estão a que pede a inclusão do município de Icapuí no programa Investe Turismo, que definiu regiões do país, como a Rota das Falésias, para receber investimentos. Também foi pedida a inclusão dos lençóis baleienses, na cidade de Itapipoca, nesse programa. Para Palmácia, o deputado solicitou atenção para a Praça Leôncio Macambira. Houve indicação também para tratar sobre a Praça da Lagoa Caiçara, no município de Russas, e para o Mirante Pico Alto, em Guaramiranga.

"Um dos maiores nomes da cultura do Nordeste, Patativa do Assaré, por exemplo, merece um local adequado para receber visitantes que terão a oportunidade de conhecer as riquezas deixadas por ele na poesia e na música. Não tem como falar de Ceará e sem citar o legado deixado por Patativa. Por isso, também solicitei recursos para a construção do Centro de Eventos do Cariri Oeste Patativa do Assaré, na cidade natal desse grande nome da cultura cearense, o município de Assaré", afirmou Heitor Freire.

O deputado destacou as ações desenvolvidas pelo governo federal para impulsionar o Turismo, como a facilitação de vistos, melhoria da conectividade aérea, a modernização da Embratur e a criação de áreas especiais de interesse turístico.

"Comprovadamente o turismo é rentável para todo o país: é bom para o setor hoteleiro, para negócios locais, e tantos outros benefícios que devem ser aproveitados em sua totalidade, bastam os investimentos certos nas demandas certas, e a manutenção dessas benfeitorias para a continuidade dos trabalhos", conclui Heitor Freire.

Últimas notícias