sábado, 21 de setembro de 2019

Eunício diz, em evento, que ordem no MDB é prestigiar as bases


O MDB Ceará realizou ontem (sexta-feira,200, a Convenção Conjunta dos Núcleos Juventude MDB Ceará e MDB Mulher Ceará, para definir as novas lideranças dos movimentos. Como principal destaque, a presença do presidente estadual, ex-senador Eunício Oliveira. O encontro, visando aproximar lideranças e bases, contou com a participação de líderes do partido que se reuniram para reforçar os atuais objetivos e diretrizes a serem adotados.

Em entrevista exclusiva para O POVO, Eunicio, após fazer um discurso de união e fortalecimento do partido, ressaltou a necessidade de reaproximação com as bases. “ Nós tomamos uma decisão de prestigiar a base, de buscar a nossa coragem que sempre tivemos, trazendo tudo isso para uma realidade atual, do mundo virtual, de buscar as pessoas, de alargar as possibilidades para novos nomes que buscaram se filiar”, afirma.

Sobre as novas estratégias de articulações do partido, Eunício revela a intenção de reestruturar e descentralizar as ações políticas. “O MDB está se remodelando, trazendo seu passado de luta e sua história. Estamos fazendo um rodízio dentro do partido, logo vamos criar o MDB ambiental, MDB Trabalhista e MDB Afro”. Ainda sobre o recente passado político do país, o ex-senador declarou que a “tempestade” precisa ser superada, considerando antidemocrática o apoio, inclusive do seu partido, durante o impeachment da ex-presidente, Dima Rousseff.

Na ocasião, participaram representantes do partido, dentre eles, os deputados estaduais Leonardo Araújo, Edilardo Eufrásio, o deputado Federal Moses Rodrigues e o vice-presidente do partido Gaudêncio Lucena, além de prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, lideranças comunitárias e de organizações de classe, entre outras personalidades e filiados em geral.

Em entrevista, o deputado federal Moses Rodrigues (MDB) ressaltou o poder do partido mesmo que ainda esteja em fase de reestruturação. “Nós entendemos que precisamos oxigenar e fazer diferente. As coisas mudaram em todos os sentidos e cada vez mais o envolvimento das pessoas com a política aumenta. O MDB talvez tenha até perdido um “time” na eleição de 2018, mas temos ainda hoje o maior número de prefeitos e vereadores em todo o Brasil”.

Eleições

No mesmo instante em que acontecia o encontro do MDB, o prefeito do município de Pacatuba, Carlomano Marques, mostrando-se decepcionado com partido, oficializou sua filiação ao Partido Social Democrático (PSD). O encontro recebeu o ex-prefeito e ex-ministro Gilberto Kassab (PSD-SP), que celebrou a entrada no novo partido.

A decisão foi recebida com desapontamento por parte de Eunício, que considerou a atitude uma falta de consideração desde o período eleitoral, porém comum num estado democrático. “Eu aloquei 14 milhões de reais para Pacatuba com uma obra de estrada sonhada por toda a população local, será que isso não é um olhar para o prefeito? Eu perdi vergonhosamente num município onde as pessoas queriam votar em mim. As pessoas entram e saem por promessas vãs que recebem e acham que isso é mudança ou renovação. A democracia é legítima, de sair e entrar, não tem a menor importância, até porque o MDB quer buscar novos quadros”, declara.

Parecendo alheio às questões de articulação política, o deputado estadual Walter Cavalcante (MDB) citou que metas foram traçadas, como a realização de eleição para comando das 13 zonas eleitorais, organização tradicional no partido, e reerguimento dos diretórios municipais.

Hoje com 33 prefeitos no Estado, a sigla pretende disputar assentos de Executivo em mais de 100 dos 184 municípios. Para demarcar o novo momento, inclusive, Fortaleza é uma possibilidade colocada para discussão interna. Em entrevista, sobre uma candidatura própria, Eunício voltou confirmar a possibilidade.

(O Povo)

Últimas notícias