quinta-feira, 26 de setembro de 2019

Na Câmara Municipal - Audiência pública trata da renovação da concessão da Cagece em Juazeiro do Norte


Realizada no plenário da Câmara Municipal de Juazeiro do Norte, Audiência Pública para tratar da renovação do contrato de concessão dos serviços de abastecimento d’água e tratamento de esgoto da Cagece no Município. O encontro aconteceu ontem (quarta-feira,25).

Representando o município de Juazeiro do Norte, o Prefeito Arnon Bezerra participou do evento, acompanhando pelos secretários de Agricultura e Abastecimento, Romão França, Desenvolvimento Econômico e Inovação, Michel Araújo, Turismo e Romaria, Júnior Feitosa, do Chefe de Gabinete, Nildo Rodrigues, do Procurador Geral do Município, Micael François, o Superintendente da
Autarquia de Meio Ambiente (Amaju), Sidney Kal-Rais, entre outros assessores.

Na audiência, inicialmente foram apresentados alguns questionamentos sobre valores, vantagens, tarifas, cumprimento e qualidade dos serviços e prazos, apresentados pela Cagece no projeto para as obras de saneamento e abastecimento. Dúvidas que foram explicadas pelo próprio presidente da companhia, Neuri Freitas. Ele além de responder os questionamentos, apresentou argumentos para a realização do serviço. “O Governo Federal não tem recurso para saneamento; Estado e Município se esforçam, mas não dão conta, e nos resta a iniciativa privada. Para que o impacto não seja tão absurdo nas tarifas cobradas pela companhia, há essa necessidade de renovação e extensão do contrato”, destacou.

O Secretário Estadual de Cidades, Paulo Henrique Lustosa, em sua fala, destacou a importância de Juazeiro do Norte aderir ao projeto, pois a cidade por ser a maior da Região Metropolitana do Cariri (RMC) é a que mais agrega no projeto de saneamento proposto pelo Estado e sem a sua participação o projeto para sanear a RMC é quase nulo. Também esteve participando da audiência, o secretário da Casa Civil, Nelson Martins. A audiência foi solicitada pelos vereadores Tarso Magno e José Barreto e presidida pelo vereador Capitão Vieira.

O Prefeito Arnon Bezerra, ressaltou a importância da audiência nesse momento e os investimentos que chegam a mais de R$ 478 milhões para o saneamento. “Vemos o crescimento da cidade de uma forma assustadora. Todas as vezes que alguém tece um elogio ao Município, destaca a falta de saneamento”, afirma o prefeito.

Ainda conforme Arnon Bezerra, quando essa obra tiver no início vai causar um transtorno momentâneo, mas depois a efetiva certeza de um grande serviço. "Agora chegou a hora e a vez de Juazeiro do Norte e não podemos protelar essa questão. Saneamento básico é a garantia de saúde e bem-estar", disse. O Prefeito vinha pleiteando investimentos para o saneamento através do Banco da Comunidade Andina. Ele afirmou que, nesse momento, caso obtenha esse outro recurso, irá destinar às obras de drenagem.

O Vereador Damian de Firmino disse que tanto a Câmara como a Prefeitura têm interesse em realizar o saneamento básico, mas cobrou maior comprometimento da Cagece. Já o vereador Capitão Vieira, disse que com a efetivação de questões básicas, como o Conselho de Abastecimento e as emendas necessárias, em breve o projeto poderá estar sendo encaminhado para votação. Segundo Nelson Martins, dos 22 municípios para aprovar a lei de concessão, 4 ainda precisam avançar, das cidades de Missão Velha, Trairi, Santana do Cariri e Juazeiro do Norte. Todos os outros já aprovaram e o convênio já foi encaminhado para ser assinado das respectivas prefeituras e Cagece.

(Assessoria de Imprensa)

Últimas notícias