Banner Governo do Estado

Banner Fortaleza

Banner Camara de Fortaleza

Banner BNB

segunda-feira, 2 de setembro de 2019

Assembleia Legislativa inicia ações de conscientização do Setembro Amarelo

Deputado José Sarto fez o lançamento da campanha

 Assembleia Legislativa iniciou, nesta segunda-feira (2), as ações do Setembro Amarelo, mobilização internacional de prevenção ao suicídio. Segundo o presidente da Casa, deputado José Sarto (PDT), a campanha propõe debater o tema sem tabu, esclarecendo a população.

Sarto chama a atenção para a importância da saúde mental. Segundo ele, o Ceará lidera as estatísticas de suicídio no Norte/Nordeste. “Essa realidade choca”, disse. Ele falou da necessidade de desenvolver atividades que conscientizem a sociedade, informem e debatam com profissionais e população esse tema.

O deputado Evandro Leitão (PDT), presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Saúde Mental e Combate à Depressão e ao Suicídio, enfatiza que a Casa vai promover, durante todo setembro, atividades para chamar a atenção da sociedade sobre a importância de debater e enfrentar a depressão, que, muitas vezes, culmina no suicídio.

“A Organização Mundial de Saúde prevê que, em 2020, a depressão já será a doença mais incapacitante do mundo. O enfrentamento é necessário. Os números de mortes por suicídio no Ceará são alarmantes, portanto o Parlamento Cearense vai contribuir através de trabalhos de sensibilização e informação com o enfretamento”, diz.

Durante a manhã, os servidores e visitantes da Casa foram recepcionados pelo parlamentar, recebendo panfletos informativos e fitas amarelas. Como parte do movimento Ideia Certa, o Legislativo Cearense fará ainda uma campanha publicitária de conscientização da população.

A organização do Setembro Amarelo na Assembleia Legislativa envolve uma ação conjunta do Ideia Certa, da Frente Parlamentar em Defesa da Saúde Mental e Combate à Depressão e ao Suicídio, do Departamento de Saúde da Casa, da Comissão da Infância e Adolescência, das Companhias de Polícia de Guarda e do 1º Batalhão de Bombeiro Militar.

Entre as ações promovidas pela Casa estão uma audiência pública para tratar do suicídio na adolescência; palestra sobre comportamento suicida e sobre depressão na adolescência; mesa-redonda sobre combate à depressão, automutilação e prevenção do suicídio, além de escuta com psicólogos e demais eventos em prol da prevenção e conscientização da sociedade.

O prédio da Assembleia Legislativa estará, a partir da noite desta segunda-feira, com a iluminação amarela, como forma de aderir à campanha do mês mundial de prevenção do suicídio.

(ALCE)

Últimas notícias