segunda-feira, 12 de outubro de 2020

SpaceX tem estudos para desenvolver base de lançamento no RN, diz empresário



Uma base de lançamentos de foguetes no Rio Grande do Norte pode estar nos planos de uma gigante norte-americana: a Space X, empresa de sistemas aeroespaciais e de serviços de transporte espacial. Trata-se de um prospecto da indústria aeroespacial junto ao Governo Federal e que pode se concretizar em uma parceria público-privada.

A proposta é desenvolver o Centro de Lançamento da Barreira do Inferno, localizada no município de Parnamirim, que se tornou a primeira base aérea de foguetes da América do Sul em 1965. O local opera o lançamento de foguetes de pequeno e de médio porte. Desde a fundação da plataforma, pelo menos 400 lançamentos já foram realizados no local.

A informação privilegiada é do empresário Alex Garcia, CEO da HIMNI.com, empresa americana especializada em inteligência artificial, desenvolvimento de softwares e hardwares customizados que teve acesso ao projeto. “As conversas estão acontecendo, a empresa mostrou interesse em investir R$ 200 bilhões no Brasil nesse projeto. As probabilidades são grandes”, disse.

O interesse da empresa americana, ao prospectar a possibilidade de desenvolver a área, é o  privilégio geográfico da base militar no Rio Grande do Norte, próxima da Linha do Equador, com pouca chuva e uma grande área de impacto representado pelo oceano e condições de ventos favoráveis. “O foco é no turismo espacial, então aquela região pode desenvolver muito”, afirmou o empresário. O local, inclusive, também tem foco nesse setor atualmente.

Por ser uma pauta em desenvolvimento, e que ainda é objeto de prospecção junto ao Ministério da Ciência e Tecnologia, o projeto ainda não foi publicizado.

(As informações são do portal www.polemicaparaiba.com.br)

Últimas notícias