sexta-feira, 30 de outubro de 2020

Em encontro temático, Élcio afirma que Sarto avançará na política habitacional de Fortaleza


O Time 12 realizou, na noite desta sexta-feira (30), encontro temático sobre habitação para elaboração do Plano de Governo do candidato do PDT à Prefeitura de Fortaleza, José Sarto. Durante a reunião, no Comitê Central, o candidato a vice, Élcio Batista (PSB), garantiu que Sarto avançará na política de moradia, realizando ações de regularização fundiária e entregando novas unidades habitacionais na Capital. 


De acordo com Élcio, Fortaleza avançou muito na pauta habitacional nos últimos anos, graças à parceria entre o governador do Ceará, Camilo Santana (PT), e o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio. Mais de 25 mil unidades foram entregues, como resultado do trabalho conjunto dos Executivos municipal e estadual. "Eles avançaram bastante na pauta habitacional, tanto no que diz respeito ao papel da casa, quanto no que diz respeito à entrega de unidades habitacionais em Fortaleza", afirmou. 


O candidato destacou que Sarto tem o compromisso de avançar ainda mais. "Há muitos casos ainda de papel da casa pra serem entregues na cidade de Fortaleza. Esse processo de regularização fundiária vai continuar numa gestão do Sarto. Há muitas unidades habitacionais ainda em construção que serão entregues nos próximos anos", assegurou. 


O objetivo será reduzir o déficit que ainda persiste. "Todo mundo sabe que há um déficit habitacional em Fortaleza, mas todo mundo sabe também do esforço que tem sido feito nos últimos anos para resolver esse déficit", disse. Ao destacar que esse é um compromisso seu e de Sarto, Élcio enfatizou a necessidade de pensar em novas estratégias para garantir o avanço dessa política. Ele mencionou a possibilidade de regime de mutirões e também a outorga onerosa para financiar habitação. 


Élcio defendeu ainda as ações iniciadas por Roberto Cláudio com o Programa de Infraestrutura em Educação e Saneamento de Fortaleza (Proinfra), fundamentais para o conceito de moradia digna. "Um dos maiores programas de urbanização, habitação e drenagem, o Proinfra está mudando a realidade de uma série de comunidades. E vai vir muito mais por aí", reforçou. 


Também participaram do encontro o coordenador do Plano de Governo, Samuel Dias (PDT), e a titular da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Habitacional de Fortaleza (Habitafor), Olinda Marques. 


Olinda defendeu a candidatura de Sarto como o melhor quadro para Fortaleza avançar na política habitacional. “Nós acreditamos, sim, que Sarto tem a mesma sensibilidade do prefeito Roberto Cláudio, porque conhece as desigualdades sociais, assim como todos nós que militamos na luta pelo direito à moradia, todas a lideranças comunitárias de Fortaleza que pautam a politica de habitação, que não é só a casa em si, mas também a segurança da sua casa, de seus familiares, que é o papel da casa", argumentou. 


Samuel Dias enfatizou a importância dessa política para as famílias que vivenciam a dificuldade de não ter um lugar para morar. "A gente vê a luta e o brilho nos olhos deles quando recebem o papel da casa", citou. Ele lamentou que, nos últimos anos, o programa Minha Casa, Minha Vida, iniciativa do Governo Federal, sofreu desmantelamento. Por isso, Samuel defendeu que é preciso ser criativo para elaborar estratégias e continuar assistindo as famílias que precisam. Ele reforçou que o nome mais capacitado para isso é Sarto. 


*Encontros temáticos* 


Os encontros temáticos reúnem representantes de diferentes segmentos da sociedade civil para colher ideias e sugestões, e construir, de forma participativa, o Plano de Governo de Sarto e Élcio para a Prefeitura de Fortaleza. 


Já foram realizadas reuniões sobre Juventude, Esporte, Turismo, Saúde, Educação, Mobilidade Urbana, Mulheres, Primeira Infância, Assistência Social, Igrejas e ONGs. Além dos encontros temáticos, plataforma nas redes sociais de Sarto possibilita que a população interaja e envie sugestões ao Plano de Governo.

Últimas notícias