sábado, 31 de outubro de 2020

Mostra Sesc de Culturas mergulha num bate-papo criativo sobre processos fotográficos


O universo das Artes Visuais no âmbito da fotografia, bem como suas produções no interior do Estado, será o tema discutido em um bate-papo criativo durante a Mostra Sesc de Culturas, 100% digital e 100% made in Ceará. A ação acontece no dia 01 de novembro, com transmissão online pelo Youtube do Sesc Ceará, às 14h, com os fotógrafos Nívia Uchoa, Lino Fly, Rafael Vilarouca e Jhoe Alecrim relatando experiências no contexto da arte fotográfica.

A exposição “Ao Redor” reúne vários trabalhos do fotógrafo Lino Fly e Nívea Uchoa com o objetivo de mostrar o que está inserido no cotidiano em relação à natureza, monumentos e cidade, bem como a busca da harmonia dessas vertentes. É formada por fotografias feitas no Estado e demais regiões do Nordeste, contemplando paisagens, cidades, crianças, movimentos e cores. “A exposição é bem colorida e tenta passar o sentimento de tranquilidade para o público”, informa Nívea. O projeto tem curadoria de Joseph Olegário.

Inspirado na retomada mitológica do episódio bíblico da Torre de Babel, a exposição de Rafael Vilarouca se destaca por instaurar inventários de imagens e documentações visuais buscando retratar o que sobrou do monumento. O projeto traz fotografias que “mostram resquícios de formas de vida em convulsão e maneiras pelas quais construímos e desconstruímos nossa existência material no mundo contemporâneo. São proposições de questões que abrangem campos do conhecimento como arquitetura e urbanismo, sociedade de consumo e cultura do espetáculo, memória social e ruína material”, explica o Vilarouca.

“Luzes de Candeias” traz a cultura sob a ótica religiosa da Romaria de Juazeiro do Norte. O projeto ganhou força em 2018, quando Jhoe começou a projetar as primeiras imagens do evento que reúne milhares de fiéis da cidade e outras regiões. “A exposição tem como objetivo transmitir os sentimentos, a crença, as sensações que os romeiros fotografados transmitem durante o evento. A ideia é que os espectadores também possam mergulhar em sensações ao observar essas imagens, independente de crença ou religião”, revela Alecrim. No bate-papo, o fotógrafo fala de todo o processo criativo captando imagens de romarias.

Tour virtual

E para quem quiser saber mais sobre o trabalho realizado pelos fotógrafos, o público poderá conferir online, durante toda a Mostra, uma visita guiada em 360º graus das exposições, com mediação dos próprios artistas. O vídeo estará disponível a partir do dia primeiro de novembro, às 15h, no site da Mostra Sesc de Culturas.

SERVIÇO:


MOSTRA SESC DE CULTURAS 2020 – ARTES VISUAIS

VISITA GUIADA 360º GRAUS DAS EXPOSIÇÕES PERÍODO: 01 A 08 DE NOVEMBRO ACESSO VIA YOUTUBE DO SESC CEARÁ E SITE DA MOSTRA SESC DE CULTURAS

BATE-PAPO CRIATIVO: APRESENTAÇÃO DAS POÉTICAS ARTÍSTICAS

DIA: 01 DE NOVEMBRO HORÁRIO: 14H FOTÓGRAFOS PARTICIPANTES: NÍVIA UCHOA, RAFAEL VILAROUCA, JHOE ALECRIM, JOSEPH OLEGRAIO, LINO FLY MEDIAÇÃO: VERÔNICA LEITE TRANSMISSÃO VIA YOUTUBE DO SESC

Últimas notícias