sexta-feira, 30 de outubro de 2020

Mulheres compõem metade do secretariado na gestão de Arnon Bezerra


Atualmente oito das 16 secretarias em Juazeiro do Norte são chefiadas por mulheres. Essa participação foi importante para o desenvolvimento de ações específicas, como o projeto Mulheres Empreendedoras, que promoveu mais de mil capacitações em parceria com o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS).


Além disso, iniciativas como a patrulha Maria da Penha e o Projeto das Marias ajudaram a reduzir a violência contra as mulheres. “Nós conseguimos ampliar a oferta de mamografias, zerando as filas e garantindo saúde para todas as mulheres”, destacou a Secretária de Saúde, Glauciane Torres.


Todos os projetos sempre são construídos coletivamente, ouvindo, debatendo e dando espaço para todas e todos. “Por isso estou firmando aqui um compromisso com todas as mulheres de Juazeiro, de criar a Coordenadoria de Política para Mulheres e um Fundo Municipal, que vai garantir recursos para as ações voltadas para as mulheres”, disse Arnon.


Proposta de Arnon 14


Ele vai criar a Casa da Mulher Caririense, com atendimento jurídico, psicológico e social. Vai implantar o serviço de acolhimento e atendimentos hospitalares especializados para vítimas de violência e vai fortalecer o Programa Mulheres Empreendedoras com capacitações, microcrédito e cursos. “Com a implantação da Patrulha Maria da Penha, as mulheres hoje estão se sentindo muito mais amparadas e seguras. É um projeto pioneiro no estado do Ceará”, explica a Secretária de Segurança Pública e Cidadania, Ivoneide Tenório.


As oportunidades de trabalho voltadas para todas e todos serão fortalecidas pelo maior programa de aceleração econômica e desenvolvimento social da história da cidade: o Inova Juazeiro, transformando assim a cidade em um polo de oportunidade e trabalho. O programa contempla grandes obras de urbanização, saneamento, drenagem, acessibilidade e segurança, com destaque para a construção do Complexo Urbanístico do Luzeiro. Nele, serão instalados diversos equipamentos, como o Centro de Arte, Educação e Cultura.


No mesmo local será construído o Centro Institucional da Prefeitura, com o objetivo de centralizar e melhorar a gestão pública municipal. O complexo ainda contará com miniquadras, uma areninha, circuito de caminhada, ciclovia e áreas verdes. Com um polo gastronômico, estacionamento e aluguel de quiosques, a prefeitura vai arrecadar os recursos necessário para manutenção do espaço. Também haverá aproveitamento da energia solar, iluminação led, irrigação automatizada com reuso de água, ecopontos e programas de adoção de espaço público e de plantio de árvores. Essa é só uma das grandes obras do Inova Juazeiro, que vai gerar cerca de 10 mil empregos diretos e 20 mil indiretos.

Últimas notícias