Banner Governo do Estado

sábado, 3 de outubro de 2020

Campanha de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação começa segunda-feira (5)


 A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e a Multivacinação começam nesta segunda-feira (5) em todo o país. Deverão ser vacinadas contra a poliomielite crianças de até cinco anos. No Ceará, a meta é vacinar 510.895 crianças. Já a Multivacinação acontece para que crianças e adolescentes menores de 15 anos possam atualizar a caderneta vacinal. Todas as vacinas do calendário básico de vacinação estarão disponíveis nos postos de saúde do Estado.


A coordenadora de Imunização da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), Carmem Osterno, explica que as ações têm como objetivo diminuir o risco de transmissão de doenças imunopreveníveis. “Esta é uma maneira de oportunizar o acesso às vacinas e atualizar a situação vacinal, bem como diminuir a incidência de doenças imunopreviníveis e contribuir para o controle e eliminação dessas doenças. Contamos com a participação de todos”, afirma.


É importante que o público-alvo das campanhas compareça aos serviços de saúde com a caderneta de vacinação. As informações do cartão são necessárias para que os profissionais de saúde possam avaliar se há alguma vacina pendente. “Os pais devem levar seus filhos para se proteger da paralisia, mas também para garantir a complementação do seu esquema vacinal. Os adolescentes também poderão ser vacinados contra doenças como meningite e HPV. Para os adultos, a campanha contra o sarampo contra”, explica Carmem.


O Ministério da Saúde não estabeleceu uma meta para a campanha de Multivacinação. Serão oferecidas durante a campanha todas as vacinas previstas no Calendário Nacional de Vacinação.

Últimas notícias