Banner Governo do Estado

quinta-feira, 17 de setembro de 2020

Deputado Queiroz Filho destaca resultados expressivos de Ceará e Fortaleza no Ideb 2019


 Presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, o deputado Queiroz Filho (PDT) destacou nesta quinta-feira (17) os números do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2019, divulgado na última terça-feira (15), em que 9 das 10 melhores escolas do públicas do país são do Ceará, sendo o estado com melhor desempenho do ensino fundamental.

"Esses números consolidam a posição do Ceará como referência nacional de educação pública de qualidade, fruto da política de vanguarda implantada pelo governador e hoje senador, Cid Gomes, e continuada pelo governador Camilo Santana. Importante destacar também os resultados de Fortaleza, que passou a ocupar o quarto melhor desempenho entre as capitais nos anos finais do ensino fundamental, superando as metas nacionais. Trata-se de um reflexo da competente gestão do prefeito Roberto Cláudio ao longo dos últimos oito anos", disse.

Na ocasião, o parlamentar também atribuiu os resultados aos de profissionais da área e alunos. "A dedicação dos diretores, dos professores, o empenho dos estudantes dispostos a garantirem um futuro de sucesso são essenciais para esses resultados. Parabenizo todos que continuam fazendo a diferença na educação cearense e transformando vidas através do conhecimento".

Resultados do Ideb 2019

Os municípios e escolas públicas cearenses tiveram presença expressiva entre os melhores resultados do Ideb 2019. Conforme o indicador, 21 municípios e 79 escolas cearenses estão entre os 100 mais bem avaliados nas séries iniciais deste nível (1º ao 5º ano). Na etapa final (6º ao 9º ano), 21 municípios e 73 escolas estão no ranking dos 100 melhores resultados do país.

A rede municipal de ensino de Fortaleza também superou as metas estabelecidas para 2019 e 2021. A capital cearense ocupa o 5º lugar do Brasil em desempenho nos anos iniciais, sendo a 4ª com melhor resultado nos anos finais. Em 2011, Fortaleza ocupava a 18ª posição no anos iniciais e 17ª nos anos finais do ensino fundamental entre as capitais brasileiras.

 

Últimas notícias