quarta-feira, 30 de setembro de 2020

Em visita ao Bom Jardim, Sarto defende incentivo ao empreendedorismo


O candidato do PDT à Prefeitura de Fortaleza, José Sarto, visitou, na manhã desta quarta-feira (30), o projeto Meu Bairro Empreendedor no Bom Jardim. Ao lado do prefeito Roberto Cláudio (PDT) e do candidato a vice-prefeito, Élcio Batista (PSB), ele defendeu ações de capacitação para incentivar pequenos negócios nos bairros da Capital.

"Nossa ideia é aprofundar essa política com a garantia de microcrédito, atingindo principalmente quem precisa, a juventude e mulheres cuidadoras do lar, cuidadoras de casa", pontuou.

De acordo com Sarto, o projeto é uma importante política de geração de emprego e renda, de capacitação e qualificação. Ele destacou que parte do projeto é urbanizar uma rua do bairro, transformando na Rua do Comércio, gerando atrativos e incentivando o surgimento de novos pequenos negócios, dinamizando a economia local.

O coordenador de projetos da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico (SDE), Paulo Barbosa, e o gerente do projeto no Bom Jardim, Cleiton Cavalcante, conduziram a visita.

Roberto Cláudio afirmou que a visita foi motivada por se referir a uma área que tem a preocupação e sensibilidade de Sarto e de Élcio, especificamente para essa pós-pandemia. Ele destacou que os candidatos têm o compromisso de apoiar a economia local, o desempregado, o informal. "E estamos também reafirmando que o caminho da segurança, da estabilidade, da paz, do respeito e fundamentalmente do avanço pra Fortaleza é Sarto prefeito 12",  reforçou.

Em um ano de funcionamento, o projeto Meu Bairro Empreendedor já realizou cerca de 5 mil atendimentos, contribuindo para fortalecer economias locais. No Centro de Referência do Empreendedor, no Bom Jardim, há sala de capacitação, sala do empreendedor, sala de costura disponível para pequenos empreendedores, atendimentos do Sine Municipal e do Microempreendedor Individual (MEI), e espaços voltados para empresas de base tecnológica com ambiente de _coworking_.

Em 2019, a Prefeitura entregou no bairro a Rua do Comércio, onde foram instaladas novas calçadas, pavimentação em piso intertravado, ciclofaixa, bolsões para embarque e desembarque, além de passagem de pedestre e nova iluminação. A ideia é criar atrativos para incentivar novos negócios na região. O projeto também está sendo desenvolvido no Grande Mucuripe, que, do mesmo modo, receberá a Rua do Comércio.

Moradora do Bom Jardim, Maria Ione Mota, 53, encontrou no projeto uma oportunidade de se capacitar, para trabalhar e complementar a renda da família. "Eu não tenho comércio, mas tenho máquinas lá em casa. Confecciono máscaras e vendo. Por causa do momento, é o que está mais ajudando. Mas também confecciono colchas, toalhas de mesa", explicou.

Ela mora bem próximo ao projeto e comemora os aprendizados e as amizades que conquistou. "A gente faz o curso de Colchas e Retalhos e de Modelagem. Lá em casa, quem trabalha mesmo é só o meu marido. Mas eu tinha vontade de ganhar alguma coisa. Sabia costurar, mas não sabia cortar. Me matriculei e, graças a Deus, estou fazendo coisas que não fazia antes. Muito bom", contou.

Outras ações no Bom Jardim

Nos últimos anos, o prefeito Roberto Cláudio realizou várias ações no Bom Jardim. Entre elas, está a UPA, entregue em 2016, e a construção da Centro de Educação Infantil Maria Luiza Barbosa Chaves. Em setembro no ano passado, foi inaugurado o Binário Bom Jardim, que envolve as ruas Pedro Martins e São Francisco. A Estrada do Jatobá foi entregue em 2019.

Na área de urbanismo, o bairro foi beneficiado com a construção da Praça Márcio da Rocha Brandão (ao lado da UPA), em 2016, e da Praça Miguel Arrais, em 2018. Houve investimento também em reformas, na Praça Santo Amaro, em 2016, na Praça Santa Cecília, em 2016, e nas Praças Tatumundé A, B, C, em 2018.

Últimas notícias