sábado, 26 de setembro de 2020

Em encontro com mulheres, Sarto destaca que 70% do orçamento da Prefeitura é gerido por secretárias


Durante encontro com movimento de mulheres, o candidato do PDT à Prefeitura de Fortaleza, José Sarto (PDT), enalteceu o time de secretárias que hoje compõe a Prefeitura de Fortaleza e que tem papel fundamental nas transformações que a Cidade vem vivenciando nos últimos anos. “Hoje o orçamento de Fortaleza é gerenciado em 70% por mulheres. Isso mostra o compromisso que temos”, destacou na noite desta sexta-feira (25).

O encontro foi realizado no Hotel Gran Mareiro, na Praia do Futuro, e contou com presença de mulheres representantes da sociedade civil. Sarto se apresentou e enfatizou o misto de honra e responsabilidade de representar esse projeto de cidade, que é um sonho antigo de cuidar de Fortaleza. “É tempo de nós, lado a lado, mulheres e homens, construirmos uma Fortaleza cada vez melhor para todos nós”, ressaltou.



Segundo Sarto, com Roberto Cláudio, Fortaleza avançou em muitas áreas, inclusive na redução de desigualdades sociais, mas ainda há muitos desafios a serem superados. Ele afirmou o desejo de trabalhar com garra e força para avançar e preservar o legado que Fortaleza conquistou nos últimos anos.

“Temos o imenso desafio de não voltarmos atrás. De juntos, homens e mulheres, enfrentarmos esse desafio de tornar Fortaleza mais inclusiva, mais justa, mais humana. Não precisamos de ódio, intolerância. Precisamos de respeito, paz e amor”, ressaltou.

Ao cumprimentar toda a mesa, Sarto enfatizou a presença da primeira-dama da Assembleia Legislativa do Ceará, Natália Herculano. “E aqui, ao meu lado, está a primeira-dama do meu coração. Que é mãe do meu filho, que comigo divide as inquietações. E ela reparte comigo todas as minhas dores. Vocês vão conhecer o universo maravilhoso que é a Natália, na sua espontaneidade, na maneira de ser”, disse Sarto.

Natália Herculano, disse que se sentia lisonjeada por estar diante de tantas mulheres empoderadas. Afirmou que estará ao lado de Sarto para contribuir com o projeto para Fortaleza. “A gente sabe que Roberto fez muito e a gente quer fazer muito mais”, disse Natália.

O candidato a vice-prefeito, Élcio Batista, também destacou que o orçamento da Prefeitura é gerido majoritariamente por mulheres. Ele elogiou a condução das secretarias de Saúde,  por Joana Maciel, na Educação, com Dalila Saldanha, e na Infraestrutura, com Manuela Nogueira, entre outras pastas. Para ele, essa participação feminina na elaboração e execução do projeto é fundamental para Fortaleza e qualquer gestão pública.

A vice-governadora do Ceará, Izolda Cela (PDT), reforçou a importância das eleições, uma escolha que vai intervir na vida das pessoas por quatro anos, mas que trará repercussões para além disso. “Quando a coisa é ruim e desanda, é peleja pra consertar. E quando é bom, é como o que nós estamos vivendo em Fortaleza, nessas duas gestões do prefeito Roberto Cláudio, que movimentou a cidade para melhor em todos os sentidos, em todas as áreas”, afirmou.

Para ela, Sarto dará continuidade a esse projeto. “Sarto traz toda a bagagem que ele tem, a experiência na política, na boa política. Eu vejo em você, Sarto, uma pessoa engajada em projetos sempre defensáveis”, disse Izolda, citando a preocupação com causas coletivas e projetos de desenvolvimento. “Além disso, você traz uma coisa que a gente está tão necessitado no nosso país, que é equilíbrio, sensatez, um toque, uma visão de mundo, que vem pela experiência”, descreveu.

A primeira-dama de Fortaleza, Carol Bezerra, afirmou ser uma imensa alegria estar apoiando Sarto e Élcio. Ela também enfatizou que conhece Sarto e Natália há 14 anos, acrescentando que Roberto Cláudio se elegeu deputado e vivenciou a experiência do mandato ao lado Sarto. “O Sarto foi aquele deputado que veio pegar na mão do Roberto, ensinou. Temos gratidão enorme, porque ele fez questão de nos ajudar desde o início. Sarto é assim com todos que se aproximam dele. É uma pessoa generosa. E um político que olha para todos”, afirmou.

Sobre Natália Herculano, Carol citou a generosidade, espontaneidade, carisma. “Quero dizer que vocês vão conhecer esse casal brilhante. Das que conheço, Natália foi a melhor primeira-dama da Assembleia. E eu me incluo aí. Há duas semanas, ela fundou um programa na Assembleia para crianças com transtorno do espectro autista. Quando a gente pensa que o Legislativo não pode executar, a Natália vem pra surpreender a gente”, elogiou.



De acordo com a secretária estadual da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos, Socorro França, Roberto Cláudio tem construído, nos últimos anos, uma cidade cada vez mais desenvolvida, humana e inclusiva. Ela pontuou que Sarto e Élcio são qualificados para suceder o prefeito e fez uma convocação às mulheres para que se engajem durante o período eleitoral.

“Vamos acabar com esse discurso de ódio que vem aí. Nós somos amor, nós somos desenvolvimento humano. Quero pedir, do fundo do meu coração, do alto da minha idade, pelos anos de trabalho, pela luta que eu sempre tive aqui no Estado do Ceará, que vocês se agigantem, que vocês, ao saírem daqui, comecem a trabalhar, difundir que esses homens vão realmente não só continuar, mas vão mostrar que é possível ter política séria, correta, que possa incluir a todos nós”, convidou.

Últimas notícias