terça-feira, 29 de setembro de 2020

Conheça quem é Dr. Guilherme, que promete revolucionar a saúde de Barbalha


O médico de 34 anos, que pretende revolucionar a saúde de Barbalha, concorre ao cargo de prefeito, junto com Vevé Siqueira (PT), que já foi presidente da Câmara Municipal e está em seu segundo mandato como vereador (agora licenciado). A coligação “Juntos por Barbalha” reúne o maior número de partidos e as maiores lideranças políticas do Ceará.

Guilherme Sampaio Saraiva é médico com especialidade em Medicina Nuclear. Foi gestor da Fundação Otília Correia Saraiva, Focs, que administra o Hospital Santo Antônio e Hospital do Coração do Cariri, ambos em Barbalha. Filho de Fabíola Sampaio e do saudoso Dr. Antônio Correia Saraiva, fundador do Arajara Park, o maior parque aquático da região do Cariri, que atrai turistas de todo o Brasil e gera emprego para dezenas de famílias.

Os pioneiros empreendimentos da família tornaram Barbalha referência em saúde, recebendo pacientes de dezenas de municípios do interior cearense e de outros estados. O que atraiu a implantação de cursos de medicina na região, setor que absorve a demanda de profissionais formados. E Dr. Guilherme pretende revolucionar essa área, “Um sonho de muitos anos, que devo começar em 2021. Trazer para Barbalha um equipamento inovador de medicina nuclear, que será o primeiro de todo o interior do Nordeste. Aliás, nem em Fortaleza, na rede pública e filantrópica tem esse aparelho”, revelou.

Forte apoio político

Dr. Guilherme tem comprometimento e com o apoio do governador Camilo Santana (PT), do deputado estadual Fernando Santana (PT) e do senador Cid Gomes (PDT), acredita que Barbalha só tem a ganhar em desenvolvimento, saúde, educação, cultura e muito mais.

O candidato também conta com o apoio dos deputados federais André Figueiredo (PDT), José Guimarães (PT), Domingos Neto (PSD), Pedro Bezerra (PTB) e Idilvan Alencar (PDT). Os ex-prefeitos de Barbalha, João Hilário (PDT) e José Leite (PT) também declararam adesão ao projeto político da chapa.

A coligação é composta por PDT, PT, PP, PTB, PSB, PSD, Cidadania e PC do B.



Tradição política

A política está no sangue de Dr. Guilherme. Sua mãe, Fabíola Sampaio, é ex-secretária de Educação do município. Com familiares tradicionais na política, como Antônio Costa Sampaio, ex-prefeito de Barbalha. Fabíola é sobrinha de Leão Sampaio, ex-deputado federal e pai de Mauro Sampaio, que foi prefeito de Juazeiro do Norte (CE) por duas vezes. Nos dias atuais é comum homenagens a eles, batizando com seus nomes, avenidas, escolas, estádio de futebol e até um centro universitário de ensino.

Pela família paterna, Dr. Guilherme também tem o histórico político. O tio José Correia foi vereador de Barbalha, assim como o pai, Antônio Correia, que ocupava o cargo legislativo, quando faleceu em 2015, vítima de câncer. Dr. Antônio Correia também foi prefeito de Ibiapina, na Serra da Ibiapaba.

Tradição na medicina

Dr. Guilherme é o terceiro dos quatro filhos. Seu pai, um dos médicos mais respeitados e queridos na cidade, era de família de agricultores humildes, ia a pé da Bulandeira, zona rural, até a cidade de Barbalha para estudar. Ele e os irmãos José e João Correia Saraiva conseguiram se formar em medicina em Recife (PE), estimulados pela mãe, Otília Correia Saraiva.

Junto com o primo, tenente Raimundo Coelho Rocha (proprietário da Construtora Raimundo Coelho), o recém-formado Antônio Correia fundou o Santo Antônio, hospital filantrópico em Barbalha. Em seguida, os irmãos Correia entraram na sociedade e por não ter nenhum filho médico, tenente Coelho saiu. O hospital era sonho de Dona Otília. A família doou um terreno ao Governo do Estado, onde foi construída uma escola profissionalizante que leva o nome dela, no sítio Bulandeira.

Últimas notícias