quarta-feira, 2 de outubro de 2019

Secretaria de Finanças e Planejamento do Crato entrega proposta de orçamento para o ano de 2020 ao Legislativo cratense


O titular da Secretaria de Finanças e Planejamento (SEFIN) do Crato, Carlos Eduardo Marino, esteve nessa terça-feira (1), na Câmara Municipal, para entregar a proposta de Orçamento para o ano de 2020, bem como apresentar o Relatório de Gestão Fiscal (RGF) correspondente ao segundo quadrimestre de 2019.

“Com grande participação popular. Esse ano, intensificamos a participação na zona rural do município. Fizemos cinco audiências públicas regionais onde pudemos colocar nessa Lei orçamentária a pequena demanda do cidadão. No documento está expressa a vontade popular, inclusive por meio eletrônico. Agora vamos aguardar a análise dos vereadores que têm até o final do ano para propor mudanças nas dotações e também colocar as propostas impositivas. Demos início a esse grande debate e acreditamos que será muito produtivo”, afirmou Carlos Eduardo.

Na oportunidade, o secretário também apresentou o RGF, demonstrando o bom desempenho da gestão municipal na administração das finanças, com foco em ampliar os investimentos e, consequentemente, melhorar a vida dos cratenses. “Ao contrário dos primeiros anos de gestão, quando operávamos com uma Receita Corrente Líquida inferior ao que tinha o gestor de 2014, a gestão de Zé Ailton Brasil, mediante a boa gestão financeira, conseguiu um crescimento na receita. Hoje, ela está 9% maior”, comentou.

Isso significa um maior percentual em investimentos. O exercício de 2018 demonstra que estão sendo aplicados no município 140 milhões de reais em obras de muita importância para o Crato: abastecimento, esgotamento sanitário, infraestrutura, saúde e educação.

Outro dado importante apresentado é que, mesmo a gestão municipal não tendo aumentado nenhuma alíquota tributária, aumentou significativamente o volume de investimentos na cidade. “Tudo isso deve-se ao trabalho de articulação política do prefeito Zé Ailton, que estruturou o município para que este possa receber verbas estaduais e federais”, firmou Marino.

Carlos Eduardo também ressaltou que as emendas impositivas de 2019, conforme assegura a Lei Orgânica municipal, estão em plena execução. “Com a exceção de um número mínimo, por inviabilidade técnica ou econômica, não estão, mas as demais serão todas executadas no ano de 2019, algumas iniciadas em 2019 e finalizadas ano que vem, mas todas têm os recursos assegurados, em torno de 4 milhões de reais, distribuídos para todos os vereadores do município”, concluiu.

O Governo do Crato trabalha para manter as contas públicas saudáveis, o que é um fator fundamental para a governabilidade, promovendo maior estabilidade e auxiliando no crescimento da economia, prezando pela ampla discussão e participação dos munícipes na constituição da lei orçamentária.
A sessão foi presidida pelo vereador Fernando Brasil e contou com a participação dos edis Pedro Lobo, Tico da Serrinha, Dr. Mauricinho, Vicência Leandro, Ticiana Cândido, Amadeu de Freitas, Professor Gilson, Neguim Madeireiro, Antônio de Mano, Pedro Alagoano e Jales Veloso.

(Assessoria de Imprensa)

Últimas notícias