sexta-feira, 25 de outubro de 2019

Projeto de clinica móvel para cães e gatos é apresentado aos vereadores


Os vereadores da Câmara Municipal do Crato, receberam, a convite do vereador Pedro Lobo (PT), a médica veterinária da Universidade Federal do Cariri (UFCA), e coordenadora do curso que será instalado em Crato, Socorro Vieira, e também o secretário de meio ambiente e desenvolvimento territorial, Brito Jr., para falarem sobre o projeto Saúde Única - controle de cães e gatos de rua.

Pedro Lobo relatou que esteve juntamente do prefeito municipal no campus Crato da UFCA onde, na ocasião, foram apresentadas propostas de parcerias entre o poder público e a universidade para que o espaço seja utilizado em prol do desenvolvimento do município. Segundo ele, dois projetos chamaram atenção, o "Avicrato", projeto para a criação de aves caipiras, e outro para o controle de cães e gatos.

Brito Jr. destacou que existe muita dificuldade no controle de natalidade dos animais no município, porém com ajudas voluntárias consegue prestar bons serviços à população. Ele aproveitou ainda para anunciar que no próximo dia 27 a secretaria, juntamente com associações e ONGS, irá iniciar o programa "Dia D do meu pet".

A veterinária Socorro Vieira apresentou o "Vetmóvel Crato", um projeto de clínica móvel para atendimento ambulatorial de cães e gatos no município. Ela destacou que a região do Cariri vive com uma superpopulação de cães e gatos abandonados que acabam trazendo danos para a população como doenças: leishmaniose, raiva, leptospirose, toxoplasmose e outras. Destacou também que o principal objetivo é realizar o controle da população destes animais reduzindo os índices de transmissão de zoonose à população humana, realizando exames de diagnóstico de leishmaniose visceral canina, e ainda promovendo a sensibilização da população com foco nas questões que envolvem o abandono e os maus tratos, além de fazer a castração dos cães e gatos, vermifugação e vacinação contra a raiva. A expectativa para a concretização do projeto é em 2020, com o início das atividades do curso de medicina veterinária na UFCA campus Crato.

Últimas notícias