Banner Governo do Estado

Banner Prefeitura de Fortaleza

Banner Camara de Fortaleza

Banner BNB

quinta-feira, 24 de outubro de 2019

XXII Semana de Iniciação Científica da URCA tem participação de mais de 3.400 inscritos


Com participação recorde de inscritos, a Universidade Regional do Cariri (URCA) realiza a XXII Semana de Iniciação Científica da Instituição, com mais de 3.400 participantes. Com uma vasta programação, estão sendo realizadas, todos os dias, apresentações de trabalhos, palestras, mesas de debates, noite de autógrafos com novos lançamentos, na quarta-feira, 23, no Pátio da Pedagogia, entre outras atrações. Durante a semana estão sendo apresentados quase 900 trabalhos científicos.

A Semana se configura como um dos maiores e mais antigos eventos realizados pela Universidade, que ao longo dos anos de sua realização, registra um crescimento representativo, chegando este ano a uma marca histórica, conforme a Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, que coordena o evento.
A semana foi aberta oficialmente na noite da última segunda-feira, 21, pelo Reitor da URCA, Professor Francisco do O’ Lima Júnior, e o Vice-Reitor, Carlos Kleber Nascimento, além do Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa, Irwin Rose, a Pró-Reitora de Extensão, Sandra Nancy Freire.

Além da XXII Semana de Iniciação Científica, essa é a IV Semana Universitária, que acontece também nas unidades descentralizadas da Universidade, nas cidades de Campos Sales, Iguatu e Missão Velha, além da VII Semana de Extensão, que nesta terça-feira contou com programação, no Salão de Atos, com a apresentação da Revista de Extensão, pela Pró-reitora de Extensão da URCA, Sandra Nancy Freire, e palestra com o Professor Me. Etevaldo Almeida Silva (UFRN), sobre Caminhos e Trajetórias para a Creditação da Extensão nas Instituições de Ensino Superior. A mesa de abertura contou com o Vice-Reitor Carlos Kleber, a Pró-Reitora de Ensino e Graduação, Ana Maria, o Pró-Reitor de Pós-graduação e Pesquisa, Irwin Rose, e a Pró-Reitora de Extensão, Sandra Nancy, além do Palestrante da noite.

A semana foi aberta com palestra da presidente da Associação Brasileira de Defesa do Patrimônio Geológico e Mineiro, professora dra. Marjorie Cseko Nolasco, que tratou sobre Bacurau ou Oblivion? Relação entre recursos naturais, educação, ciência e tecnologia.

O Reitor da URCA, Professor Lima Júnior, realizou a abertura do evento e destacou a sua importância diante da realidade da ciência no Brasil. Ainda lembrou do momento crítico, nos anos de 1980, em que a URCA tinha debates mais democráticos, e que hoje ainda se apresenta como o espaço de resistência. Ele destacou as contribuições de professoras que deram início a esse trabalho, como Margarida Angélica e Terezinha Batista.

O crescimento no número de bolsas atualmente na URCA também é bastante representativo. Conforme o Reitor, as primeiras bolsas de pesquisas da eram em número bastante reduzido, com 10 voltadas da Funcap e mais cinco do CNPq. Hoje, a URCA ultrapassa a marca das 900 bolsas destinadas ao fortalecimento da pesquisa na instituição. “Conhecer a história é perceber a importância e a amplitude da semana, com toda a sua grade de debates relacionados ao PIBID, graduação, pós-graduação, e extensão”, afirma.

(Assessoria da Urca)

Últimas notícias