quinta-feira, 31 de outubro de 2019

Políticos condenam fala de Eduardo Bolsonaro sobre novo AI-5, veja reações


A declaração do deputado federal Edurado Bolsonaro sobre responder a uma hipotética "radicalização da esquerda" com um "novo AI-5" gerou repercussão imediata no meio político. O filho do presidente da República foi criticado por deputados de diferentes partidos.

PSOL e PT afirmaram que vão representar contra Eduardo no Conselho de Ética da Câmara e no Supremo Tribunal Federal (STF), pedindo, inclusive a cassação do mandato. "Eduardo Bolsonaro volta a defender regime de exceção e ameaça a esquerda. Ministério Público e STF precisam tomar providências", disse a deputada Gleisi Hoffmann, presidente nacional do PT.

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), emitiu nota na qual chamou de "repugnantes" declarações como a de Eduardo Bolsonaro e considerou a fala "passível de punição".

O ministro Marco Aurélio Mello, do STF, manifestou preocupação com a democracia brasileira. "A toada não é democrática-republicana. Os ventos, pouco a pouco, estão levando embora os ares democráticos", afirmou ao jornal Folha de S. Paulo.

Veja abaixo outras reações

"Uma Nação só é forte quando suas instituições são fortes. O Brasil é um Estado Democrático de Direito e retornou à normalidade institucional desde 15 de março de 1985, quando a ditadura militar foi encerrada com a posse de um governo civil. Eduardo Bolsonaro, que exerce o mandato de deputado federal para o qual foi eleito pelo povo de São Paulo, ao tomar posse jurou respeitar a Constituição de 1988. Foi essa Constituição, a mais longeva Carta Magna brasileira, que fez o país reencontrar sua normalidade institucional e democrática", deputado Rodrigo Maia, presidente da Câmara dos Deputados

"Agora fica claro que isso é tudo que essa gente sempre quis. Começou com a radicalização do discurso, com o ataque desenfreado a qualquer um que guarde os princípios democráticos e defenda as liberdades, seguiu para interferência em outros poderes e com a construção da narrativa de que é preciso fazer qualquer coisa para o inimigo não tomar o poder, até mesmo um golpe."Deputada Joice Hasselmann (PSL-PR)

"É o Brasil com AI-5 em pleno 2019 que Bolsonaro quer vender para o mundo e investidores? Um país com censura prévia, perseguição às liberdades individuais e mortes pelo Estado? É irresponsável, leviano! Essa família no poder é um erro grave na História do país."Deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ)

"Preferem a coerção ao livre debate de ideias. Escolhem a intolerância ao diálogo. Ameaçar a democracia é jogar o Brasil novamente nas trevas. O PSDB nasceu na luta pela volta da democracia no Brasil e condena de maneira veemente as declarações do filho do presidente da República", Bruno Araújo, presidente nacional do PSDB.

(Correio Braziliense)


Últimas notícias