segunda-feira, 12 de julho de 2021

Governo de Barbalha adere Programa "Saúde com Agente"



O Município de Barbalha, por meio da Secretaria de Saúde (SMS), aderiu ao programa federal ‘Saúde com Agente’. Com o intuito de melhorar os indicadores de saúde, a qualidade e a resolutividade dos serviços da Atenção Primária ao povo barbalhense, por meio da qualificação de agentes comunitários, e de endemias.
O Programa possibilita a ampliação e atuação desses agentes em exames específicos que poderão ser realizados em domicílio, como aferição de pressão arterial, exames de hemoglicoteste (HGT), entre outros. Assim como apoio financeiro do Fundo Nacional de Saúde (FNS), como incentivo às ações com a finalidade pedagógica necessária às atividades educacionais desenvolvidas no decorrer das formações.
“Aderir ao Programa é um grande avanço para a saúde da nossa população. Por meio dessa qualificação, o escopo de trabalho dos agentes que irá garantir maior qualidade de assistência às famílias será expandido”, afirmou o coordenador de Distrito na Atenção Básica, Antônio Eclésio Modesto.
Atualmente, Barbalha conta com 147 agentes comunitários. São 124 de saúde e 23 de combate à endemias. Os cursos técnicos, apesar de gratuitos, seguem restrições aos profissionais que estejam, de fato, atuando na área e que tenham o ensino médio completo ou em andamento.
Em relação à qualificação, serão ofertados cursos presenciais e na modalidade EAD aliados às atividades no espaço das unidades de saúde municipais e nos territórios onde os agentes atuam.

Últimas notícias