Banner_head Governo do Estado

Banner_head camara fortaleza

sexta-feira, 30 de julho de 2021

Implantação do Curso de Turismo debatida pela URCA e Prefeitura de Barbalha; vestibular acontece este ano


Com processo seletivo previsto para acontecer em outubro deste ano para a primeira turma do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo da Universidade Regional do Cariri (URCA), foi realizada nesta quarta-feira, dia 28, reunião com representantes da administração superior da Instituição e a prefeitura de Barbalha, com o objetivo de dar os encaminhamentos para a implantação definitiva do curso, aprovado recentemente pelo Conselho Estadual de Educação.

O encontro aconteceu em Barbalha, com a presença do Reitor da URCA, Professor Francisco do O’ de Lima Júnior, o Vice-Reitor, Carlos Kleber de Oliveira, a Pró-Reitora de Extensão, Sandra Nancy, o Prefeito Guilherme Saraiva, e o Professor Josier Ferreira, entre outros participantes.

O curso irá funcionar inicialmente na escola Martiniano de Alencar, no largo do Rosário, em Barbalha, no período noturno. Segundo o Prefeito, formar e qualificar o trade turístico reforça um polo universitário de um campo estratégico. Ele destaca que a URCA terá um campus na cidade, e com isso abre a possibilidade de ampliação para atração de novos cursos.

O Reitor Lima Júnior afirma que serão destinadas pela Universidade 40 vagas anuais. Com isso, as provas do Processo Seletivo Unificado da URCA serão realizadas também em Barbalha, com concorrência para todos os cursos, inclusive para o que será em breve implantado no Município.

O novo curso amplia a possibilidade de fortalecimento do desenvolvimento regional pela oportunidade de qualificação de diversos segmentos e atores do trade turístico, que no Cariri e Centro-Sul assume amplas dimensões (turismo religioso, cultural, científico, ecológico, de lazer, de negócios, dentre outros).

Para o Reitor, o curso representa mais um importante projeto da URCA que ganha concretude e que terá seu ambiente de práticas pedagógicas de formação no rico patrimônio turístico, no território do Araripe Geopark Mundial da UNESCO, no Hotel Municipal do Caldas, além de um novo campus cujo projeto e garantias já avançam com apoio do Governo do Estado do Ceará, da Prefeitura e da Câmara Municipal de Barbalha, da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará (SECITECE) e de toda a comunidade acadêmica.

Últimas notícias