terça-feira, 27 de julho de 2021

Eleitores de Missão Velha, Pedra Branca e Martinópole vão às urnas no próximo domingo, 1º/8


No próximo domingo, 1º de agosto, eleitoras e eleitores dos municípios de Martinópole (25° Zona Eleitoral- sede em Granja/CE), Missão Velha (16ª Zona Eleitoral) e Pedra Branca (59ª Zona Eleitoral) irão às urnas para escolher os(as) novos(as) prefeitos(as) e vices. O horário de votação será o mesmo das eleições de 2020, das 7h às 17h.

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) trabalha para que as eleições suplementares nesses municípios ocorram de forma organizada e segura para todas e todos. Os protocolos sanitários definidos pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em conjunto com médicos e especialistas, serão seguidos no dia da votação.

As equipes dos cartórios das Zonas Eleitorais (ZEs) dos três municípios (16° ZE, 25ª ZE e 59ª ZE), com o apoio de unidades do TRE, conduzem de forma responsável o pleito, primando pela lisura e transparência do processo eleitoral e desenvolvendo estratégias para o enfrentamento de informações falsas.

Nesse contexto, a Justiça Eleitoral do Ceará contribui para que 69.012 eleitoras e eleitores possam votar nas urnas eletrônicas das 254 seções eleitorais, distribuídas nos 116 locais de votação dos municípios de Martinópole, Missão Velha e Pedra Branca, no dia 1º/8.

Ao todo, nos três municípios, mais de 2000 pessoas estão envolvidas em todo processo eleitoral: são mesárias, mesários, auxiliares de eleição, delegadas e delegados de prédio, magistradas, magistrados, promotoras e promotores eleitorais, terceirizadas, terceirizados, servidoras e servidores das Zonas, dos Núcleos de Apoio Técnico e de unidades do TRE-CE, e policiais.

O orçamento geral para as eleições suplementares de 2021 dos três municípios é cerca de 150 mil reais, gastos, principalmente, entre o projeto convocados (mesárias, mesários, distribuição de urnas e veículos).

O eleitorado apto a votar, nas eleições suplementares dos municípios de Martinópole, Missão Velha e Pedra Branca são os(as) que solicitaram alistamento, transferência e revisão até o dia 3 de março de 2021 (151 antes das eleições), conforme disposto nas Resoluções TRE nº 810/2021, nº 817/2021 e nº 819/2021.

• Martinópole – 9.347 eleitores(as), que votarão em 33 seções, distribuídas em 9 locais;

• Missão Velha – 27.602 eleitores(as), que votarão em 92 seções, distribuídas em 36 locais; e

• Pedra Branca – 32.063 eleitores(as), que votarão em 129 seções, distribuídas em 71 locais.


Visita do Presidente

O presidente do TRE-CE, desembargador Inacio de Alencar Cortez Neto, acompanhará os trabalhos das eleições suplementares, no dia do pleito, em Missão Velha. Nos municípios de Martinópole e de Pedra Branca, contribuirão com o pleito, respectivamente, o desembargador Emanuel Leite Albuquerque e o juiz do Pleno Eduardo Scorsafava. O objetivo das visitas é acompanhar de perto a abertura e o encerramento das eleições, bem como colaborar para o bom andamento dos trabalhos.


Candidatas(os) ao pleito


Martinópole

1. Coligação "Por um Martinópole cada mais forte" - candidato a prefeito: Francisco Ediberto de Souza (nome na urna: Betão do James Bel )/vice: Filipe Félix Sousa;

2. Coligação "A Esperança do povo é a nossa força" - candidato a prefeito: Francisco Fontenele Júnior (nome na urna: Junior Fontenele) /vice: Joe Hallyson Aguiar Silva.

Missão Velha

1. Coligação "A Esperança do Povo" - candidato a prefeito: Luiz Rosemberg Dantas Macedo Filho (nome na urna: Dr. Lorim)/ vice: Rodrigues Roberto;

2.  Coligação "Unidos pela vontade do povo" - candidata à prefeita: Maria das Graças da Silva (nome na urna: Fitinha)/ vice: Tião Fechine.

 Pedra Branca

1. Coligação "Eu Acredito" - candidato a prefeito: Antonio Menezes de Souza (nome na urna: Padre Antônio) / vice: Joaquim Alberio Feitosa;

2.  Coligação  "Juventude e Experiência para uma nova Pedra Branca" - candidato a prefeito: Matheus Pereira Mendes (nome na urna: Matheus Góis)/ vice: Francisco David Alves de Melo.

Apuração e totalização dos votos

A apuração dos votos nos três municípios será realizada nas sedes das respectivas Zonas Eleitorais.

A totalização de Martinópole, Missão Velha e Pedra Branca será realizada pelas Zonas Eleitorais respectivas e os resultados serão divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Divulgação dos Resultados

Para acompanhar os resultados das eleições suplementares, basta acessar o divulga.tse.jus.br ou fazer o download, do aplicativo Resultados (iOS e Android), nas lojas Google Play e App Store dos dispositivos móveis. 

Últimas notícias