sexta-feira, 23 de julho de 2021

PF investiga golpe contra beneficiários do auxílio emergencial no Ceará


Uma organização criminosa especializada em fraudar boletos para desviar recursos do auxílio emergencial foi alvo de uma operação da Polícia Federal (PF) deflagrada nesta quinta-feira, 22, em seis estados da Federação, incluindo o Ceará. Denominada de “Animus Fraudandi”, a ofensiva policial cumpriu mandados de busca e apreensão em Juazeiro do Norte, no Cariri, e em Maranguape, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Outras 27 ações de buscas também ocorreram em cidades da Bahia, Maranhão, Mato Grosso, Pará e Santa Catarina. As investigações apontam a existência de um esquema fraudulento que roubava informações dos cidadãos para desviar recursos do benefício pago pelo Governo Federal.

Segundo o inquérito, os criminosos usavam dados de pessoas que tiveram o CPF vazado em sites para solicitar o auxílio no aplicativo Caixa Tem. Depois, para conseguir sacar o benefício em nome das vítimas, o grupo burlava o sistema de segurança da plataforma. O POVO procurou a assessoria de imprensa da Caixa Econômica Federal, mas não obteve posicionamento oficial sobre o caso até a publicação desta matéria.

Durante as buscas, os policiais apreenderam celulares, documentos, cartões de crédito, extratos bancários, maquinetas e uma quantia em dinheiro não divulgada pela PF. O material foi recolhido para perícia e deve servir como base para futuros desdobramentos da operação. Caso sejam confirmadas as irregularidades, os envolvidos podem responder por furto qualificado, organização criminosa e estelionato qualificado.

(Luciano Cesário/O Povo)

Últimas notícias