segunda-feira, 26 de julho de 2021

Betão Souza escolhido candidato a prefeito pela coligação “Por um Martinópole cada vez mais forte”

Betão Souza tem apoio do ex-prefeito James Bel////

O prefeito interino de Martinópole, Francisco Ediberto de Souza, também conhecido como Betão Souza (PP), foi escolhido, neste domingo (25/07), candidato a prefeito pela coligação “Por um Martinópole cada vez mais forte” (PP/MDB) para as eleições suplementares a se realizarem no dia 1º de agosto. O anúncio foi feito em livemício promovido pela coligação, quando foi oficializada a substituição do nome da aliança para a disputa, função até então ocupada pelo ex-prefeito James Bel (PP). Betão será candidato tendo como vice o ex-vereador Filipe Félix, o Filipão (MDB).

O anúncio foi feito em livemício que contou com Betão, Filipão, James Bel e a advogada Raphaele Barros (PP), no início da noite, pelas redes sociais. Com a mudança na chapa, a coligação PP/MDB terá como candidato um nome que tem liderança reconhecida entre a população e a classe política de Martinópole. Em sua vida pública, Betão foi vereador por três mandatos, sempre com votações crescentes: 2012 (307 votos), 2016 (460 votos) e 2020 (622 votos), vindo a se eleger presidente da Câmara Municipal no último mandato.

Ao iniciar a live, James Bel explicou que a decisão da aliança pelo nome de Betão se devia à necessidade de segurança jurídica para que a coligação PP/MDB seguisse com candidatura sem questionamentos jurídicos, até o dia 1º de agosto. A candidatura de James Bel estava indeferida pela Justiça Eleitoral, com recurso. “Não poderíamos deixar a população de Martinópole esperando uma decisão da Justiça nem temos apego a cargo público. O que importa é que o prefeito Betão está cumprindo os compromissos que assumimos com a população em 2020 e o nosso desejo é que Martinópole siga no rumo certo”, afirmou.

Já na condição de candidato à reeleição, o prefeito Betão Souza agradeceu a James Bel pelas palavras e reafirmou seus compromissos com a população. Ele fez um pequeno balanço das ações da sua gestão neste ano, destacando as ações voltadas para a saúde e geração de emprego e renda, dentre outras, e se disse confiante quanto à campanha que segue até as eleições de 1º de agosto. “Mesmo com a perseguição na Justiça, o povo vai eleger Betão e Filipão, com o apoio de James Bel e Raphaele Barros”, afirmou, conclamando os martinopolenses a abraçarem a campanha da Família 11.

A candidatura de Betão foi saudada ainda por Filipão e Rapahaele Barros, que reafirmaram a disposição em trabalhar intensamente nos próximos dias pela vitória da coligação “Por um Martinópole cada vez mais forte”.

Trajetória política

No dia 1º de janeiro de 2021, Francisco Ediberto de Souza, o Betão Souza, foi eleito presidente da Câmara, ao iniciar seu terceiro mandato como vereador. Na mesma data, assumiu interinamente a Prefeitura de Martinópole, devido à impugnação, pela Justiça Eleitoral, do candidato vitorioso nas eleições de 15 de novembro de 2020, James Bel, que à época derrotou o ex-prefeito e atual candidato Júnior Fontenele (PL). Assim, a presidência da Câmara de Martinópole passou a ser exercida pelo vereador João Sampaio (PP).

Com uma gestão bem avaliada e um grupo político consistente, Betão tem o apoio de James Bel e a maioria da Câmara Municipal – o que garante a ele condições para fazer uma gestão ainda melhor após as eleições de 1º de agosto. Ele tem ainda apoio parlamentar nos planos estadual e federal, o que assegura condições para obter mais recursos para Martinópole. Entre seus aliados, estão o deputado estadual Sérgio Aguiar (PDT) e os deputados federais AJ Albuquerque (PP), Moses Rodrigues (MDB) e Heitor Freire (PSL).

Os resultados obtidos pelo município no atual governo são nítidos. Neste ano, já sob a gestão de Betão, Martinópole alcançou a nota máxima no Índice Estadual de Qualidade do Meio Ambiente (IQM), do Governo do Estado, no que se refere à coleta de lixo e educação ambiental. Desta forma, em breve, o município será recompensado com mais recursos, em consequência do resultado obtido.

A partir das parcerias federais firmadas pela atual gestão municipal, o Ministério da Saúde, por meio da portaria nº 44, de 20 de julho de 2021, confirmou mais cinco agentes comunitários de saúde para Martinópole. Os agentes vão trabalhar em áreas que estavam descobertas, cuidando ainda mais da saúde dos martinopolenses.

Mas não fica por aí. O prefeito Betão Souza colocou em prática algumas propostas de campanha de James Bel, como o auxílio para 44 trabalhadores da Grendene, recebendo cada um o valor de R$ 125,00 por mês, perfuração de dez poços, construção do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), reforma do Hospital Imaculada Conceição, com contratação de profissionais de saúde de várias especialidades, distribuição de remédios, reformas de escolas e alguns postos de saúde, bem como conclusão de casas que não haviam sido terminadas na gestão anterior.

Com a escolha de Betão definida neste domingo, a coligação “Por um Martinópole cada vez mais forte” segue a campanha nesta semana decisiva, antes da eleição suplementar que ocorrerá no próximo domingo (01/08). A campanha prossegue por meio das redes sociais, programas de rádio (veiculados pela Rádio Liberdade, de Granja, de 26 a 29 de julho, em inserções e em dois horários: 7h às 7h10 e 12h às 12h10), bem como nas visitas feitas por Betão e Filipão aos martinopolenses, respeitando os protocolos de distanciamento social e de higiene decorrentes da pandemia da Covid-19.

Últimas notícias