terça-feira, 20 de julho de 2021

No ritmo atual, vacinação do público adulto do Ceará deve ser finalizada em outubro


No ritmo atual da vacinação contra a Covid-19 no Ceará, a população com mais de 18 anos seria totalmente imunizada com pelo menos uma dose da vacina somente na segunda semana de outubro deste ano. É o que mostra projeção feita pelo O POVO a partir do cruzamento de dados da imunização no Estado com indicadores populacionais fornecidos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Segundo a plataforma Vacinômetro, gerenciada pela Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), até esta segunda-feira, 19, na última atualização do painel, 3,7 milhões de cearenses já receberam pelo menos uma dose, incluindo vacinas da Janssen, administrada em dose única. O número representa 54% da população com mais de 18 anos no Estado, que conta com 6,8 milhões de pessoas nessa faixa etária, conforme estimativa feita pelo IBGE.

Num cenário mais otimista, a Sesa projeta vacinar 100% da população acima de 18 anos até o fim de agosto, mas essa estimativa considera apenas as pessoas cadastradas na plataforma Saúde Digital. Atualmente, cerca de 5,1 milhões de cadastros já foram realizados. Desse total, pouco mais de 1,3 milhão de pessoas ainda aguardam a vacina. Nesse caso, tomando como base a média de vacinação atual, seriam necessários mais 35 dias de campanha para que todo esse público receba pelo menos uma dose da vacina.  

Sobre o assunto

Perdeu segunda dose da CoronaVac ou AstraZeneca em Fortaleza? Saiba o que fazer

O cumprimento da meta, segundo a Sesa, depende do fornecimento regular de imunizantes pelo Ministério da Saúde (MS), responsável por coordenar o Programa Nacional de Imunização (PNI). A secretária executiva de Vigilância e Regulação da pasta, Magda Almeida, também destaca a eficiência dos municípios na aplicação das doses como um fator fundamental para o avanço da campanha. “É importante que os municípios criem estratégias ágeis e aumentem os locais de vacinação”, pontua Almeida.

A análise dos números do Vacinômetro aponta que na última quinzena de junho a média diária de aplicações de D1 Ceará chegava a 86 mil doses, 54% maior do que a registrada nos quinze primeiros dias deste mês. A variação negativa decorre da diminuição da oferta de doses pelo MS, que culpou os laboratórios por atrasos nas entregas dos imunizantes. 

Vacinação de adultos no Ceará:

População com mais de 18 anos: 6.898.088

População com mais de 18 anos vacinada com pelo menos uma dose (incluindo dose única): 3.777.116

População com mais de 18 anos que ainda falta ser imunizada: 3.146.088

(O Povo)

Últimas notícias