quarta-feira, 14 de julho de 2021

Curso de Medicina da URCA (MedUrca) é aprovado pelo Conselho Estadual de Educação


O Curso de Medicina da Universidade Regional do Cariri (MedURCA), foi aprovado nesta quarta-feira, 14, pelo Conselho Estadual de Educação. O sonho de várias décadas se tornará realidade com o primeiro vestibular para o curso, que deverá acontecer até outubro deste ano. 

O comunicado ocorreu na manhã de hoje, pelo Reitor da URCA, Francisco do O’ de Lima Júnior, que já comunicou o parecer positivo do Conselho ao Governador do Estado, Camilo Santana. Segundo o Reitor, o documento de aprovação será publicado no Diário Oficial do Estado do Ceará, o que deve acontecer até esta quinta-feira, 15.

“É uma grande alegria ver o resultado positivo de todo o processo realizado com parcerias, tendo a participação de professores da própria Universidade Regional do Cariri (URCA), além de contribuições importantes, a exemplo da Universidade Federal do Cariri (UFCA), Universidade Estadual do Ceará (UECE), da Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz), no Ceará, tendo à frente o Dr. Carlile Lavor, entre outras instituições”, afirma o Reitor Lima Júnior. Ele também destaca o trabalho de articulação realizado através do Município do Crato, para que houvesse um fortalecimento nas negociações para a conquista.

O Reitor recebeu o comunicado da aprovação do relatório da comissão juntamente com o Vice-Reitor, Professor Carlos Kleber de Oliveira, da Presidente do Conselho Estadual de Educação, Professora Ada Pimentel. “O conselho, a partir de agora, irá conduzir as tratativas oficiais, publicizando oficialmente a aprovação”, disse. 

As últimas avaliações foram realizadas pela comissão designada pelo conselho, formada com os Professores Jackson Sampaio (UECE), Bernardo Brito (UFCA) e Emile Sampaio Cordeiro (UFCA).

O MedURCA foi aprovado em fevereiro deste ano, pelo Conselho Superior Universitário (Consuni) da Instituição, por unanimidade, incluindo também o Curso de Turismo (Barbalha). A aprovação também aconteceu junto ao Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) da Universidade. A decisão é histórica para a Região do Cariri e a Universidade, que amplia a instituição com os novos cursos. 

Segundo o Reitor da URCA, Professor Francisco do O’ de Lima Júnior, é importante destacar o caráter inovador do curso de Medicina, dentro do processo de fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), levando em consideração a prioridade nos três eixos maiores: gestão em saúde, atenção em saúde, e educação em saúde. Esse direcionado na proposta pedagógica, além dos componentes curriculares, que também foram apreciados, como um dos cursos que irá funcionar na formação voltada para a comunidade, conhecendo as endemias, o mapeamento epidemiológico, e depois o indivíduo, na promoção da saúde, para depois cuidar da doença.

Fortalecimento da atenção primária

O Reitor destaca o amadurecimento institucional da URCA, em que se pode pensar em projetos de maior envergadura, contando com a capacidade de trabalho da comunidade acadêmica, no âmbito das formações, e a articulação com as outras instituições. “Os cursos já nascem dentro de uma centralidade do perfil da própria universidade, que é de promoção das necessidades comunitárias, a saúde e o turismo, a formação e a capacitação do pessoal. A URCA reforça sua capacidade de responder às grandes demandas da sociedade, chanceladas por ela, e dialogar com as políticas públicas”, afirma.

Para ele, esse é um desafio, pensar num curso arrojado, se apropriando das estruturas e das formações que a URCA possui. Foi integrado no currículo da Medicina a expertise de pesquisas de programas especiais da URCA, voltados para o campo da Enfermagem, Educação Física, Química Biológica e da própria Biologia, a Residência em Saúde Coletiva, Residência em Enfermagem e Obstetrícia, envolvendo todo um conjunto diversificado de pesquisa, para atender à necessidade de entendimento dos programas de saúde, das epidemias, do próprio sistema da gestão de saúde, dentro de uma construção colaborativa. “Nesse momento comemoramos essa grande realização no Crato e Região”, destaca.

Medicina

O Crato será sede do curso que iniciará referenciado na formação voltada à atenção básica de saúde, com a construção de um centro médico de atendimento à população, em terreno ao lado do Seminário São José. 

O curso nasce junto com a criação do Hospital Universitário, anunciado recentemente, com a compra, através do Governo do Estado, do Hospital São Camilo (antigo Hospital São Francisco) com o conjunto de edificações ao lado, onde funcionou o Colégio Ana Couto e a Casa de Caridade do Crato, onde será sediada a estrutura de funcionamento do MedURCA. 

Últimas notícias