sexta-feira, 2 de outubro de 2020

Candidatura propõe Passe Livre Estudantil e Transporte Universitário Metropolitano para Caucaia



Demanda antiga dos estudantes da cidade, o Passe Livre Estudantil e a criação de um sistema de Transporte Universitário Metropolitano são duas das propostas do candidato a Prefeitura de Caucaia pelo PSOL, Rodrigo Santaella. A ideia integra uma lista com 10 propostas para transformar Caucaia e que estão presentes no programa de governo apresentado pela candidatura para a Justiça Eleitoral. Ao lado de Felipe Martins, candidato a vice, os 10 pontos serão apresentados em uma live no Instagram nesta sexta-feira (02), a partir das 19h.

Criada por Felipe Martins e debatida com a militância do partido, a proposta visa atender principalmente alunos do ensino médio e superior. A dificuldade de acesso e o valor da passagem são pontos que podem estar diretamente ligados com o abandono dos estudos. “Como estudante universitário em Fortaleza e morador de Caucaia, eu sei bem como a passagem é onerosa e como o trajeto é cansativo. Por isso mesmo, a gente acredita que o ideal é implementar o Passe Livre já nos primeiros meses de gestão dentro de uma nova política de mobilidade urbana para a cidade”.

Quanto ao Transporte Universitário Metropolitano, o candidato a vice lembra que a experiência já é bem sucedida em outras cidades da Região Metropolitana de Fortaleza, como Horizonte e São Gonçalo do Amarante. E completa, “A Prefeitura de Caucaia, inclusive, já possui uma frota de ônibus para fins diversos. O que a gente quer é que essa frota seja usada para o povo, para os estudantes”.

Rodrigo Santaella explica que a ideia é possível, principalmente a partir da quebra do monopólio do transporte público na cidade e por fazer parte de um conjunto de propostas de mobilidade urbana. “Primeiro a gente tem que abrir a caixa preta da empresa que monopoliza o transporte coletivo em Caucaia, trazer outras empresas e estimular a concorrência. Assim, conseguiríamos baixar a  passagem. Já o Passe Livre Estudantil e o Transporte Universitário Metropolitano, seria custeado a partir de uma ampla reforma administrativa, do uso responsável dos recursos e da revisão dos contratos de concessão, impondo cláusulas que obriguem as empresas a oferecer gratuidade para os estudantes”.

Para explicar melhor a medida e outros pontos propostos pela candidatura, Rodrigo Santaella e Felipe Martins farão uma live no Instagram nesta sexta (9), a partir das 21h.

*Sobre Rodrigo Santaella*
Professor, mestre em Ciência Política pela UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas), doutor em Ciência Política pela USP (Universidade de São Paulo), Rodrigo Santaella começa sua trajetória no ativismo político ainda na faculdade, mais especificamente no Movimento Estudantil. Em 2010, se filia ao PSOL e em 2012 participa ativamente da campanha municipal da Capital. Um ano depois, enquanto trabalhava como assessor do então vereador de Fortaleza João Alfredo, participa do movimento de ocupação do Parque do Cocó. No final do mesmo ano é aprovado no concurso para professor do IFCE (Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Ceará). Atuando inicialmente em Crateús, é transferido para a campus de Caucaia em 2016, quando inicia sua relação com o município da Região Metropolitana. Atento às demandas da juventude, Rodrigo Santaella ainda acompanha de perto a causa dos movimentos quilombolas e indígenas da cidade. Após ser candidato a Deputado Federal em 2018, Santaella coloca seu nome a disposição do povo de Caucaia. As emoções de uma campanha concorrida e cheia de desafios, se misturam com a expectativa pela chegada de seu primeiro filho, Martin, que nasce em alguns meses.

*Sobre Felipe Martins*
Pesquisador do Centro de Ciências Jurídicas da Universidade de Fortaleza (CCJ/UNIFOR), Felipe Martins é cria de Caucaia, mais especificamente da comunidade do Itambé. Homem preto, periférico e LGBT, teve uma infância marcada pela pobreza  e pela descriminação. Ao ingressar no judiciário, contrária definitivamente as estatísticas. Hoje, se dedica a política pelo desejo de mudar a trajetória de tantos que, como ele, são fruto de uma desigualdade social avassaladora. Como presidente municipal do PSOL Caucaia e candidato à co-prefeito, ao lado Rodrigo Santaella, espera subverter as expectativas mais uma vez e dar voz às minorias na Prefeitura de Caucaia.

*Serviço:*
Live 10 propostas de Rodrigo + Felipe para organizar a esperança em Caucaia
Sexta, 09/10 - às 19h
Nos perfis oficiais de Rodrigo Santaella e Felipe Martins no Instagram

Últimas notícias