quarta-feira, 21 de outubro de 2020

Aglomerações nas campanhas - Juazeiro do Norte e mais quatro cidades têm tendência de alta de novos casos da Codid-19


Juazeiro do Norte, Crateús, Icó, Russas e Tuaá têm tendência de alta no surgimento de novos casos do novo coronavírus, segundo informações da Secretaria de Saúde do Estado (SESA). Esses municípios foram incluídos no decreto do governo do estado, publicado no domingo (18), e que passou a valer desde a segunda-feira, dia 19,  com a recomendação de que medidas mais restritivas sejam adotadas com o intuito de frear a expansão do vírus no interior do Ceará.


Para especialistas, a campanha eleitoral, iniciada há cerca de um mês, tem relação com o aumento dessa curva de contágio. Em muitas ocasiões, o ato político gera aglomeração e apoiadores não utilizam máscaras de proteção. O secretário da Saúde do Estado (Sesa), Dr. Cabeto, avalia o cenário como "preocupante".


“Com certeza, há uma relação direta”, reforçou o médico infectologista e professor da Universidade Federal do Ceará, Ivo Castelo Branco, referindo-se aos efeitos das aglomerações durante a campanha política.


“As pessoas estão descuidadas, aglomeradas e isso vai contribuir para o aumento de casos”, acrescentou. Para Dr. Cabeto, “há correlação temporal entre o início da campanha e o aumento do número de casos” no Ceará.

Últimas notícias