sexta-feira, 18 de setembro de 2020

URCA inicia agenda técnica para implantação do Curso de Medicina em Crato


 A Universidade Regional do Cariri (URCA) avança no processo de implantação do Curso de Medicina e nesta quinta-feira, dia 17, e na sexta-feira, 18, realiza agenda com diversas ações e encaminhamentos, além de despertar novas parcerias para o fortalecimento do projeto.images/stories/curso de medicina  17.jpg Uma agenda está sendo trabalhada durante os dois dias com reuniões da Comissão Especial de Criação do Curso, visitas técnicas a laboratórios da URCA, Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Cariri (UFCA), além de reunião junto à administração municipal do Crato e visita às instalações propostas para o funcionamento do curso de Medicina, no histórico prédio do Seminário São José, que acontece nesta sexta-feira, às 9 horas.


Durante reunião no mês passado, envolvendo a URCA, administração municipal cratense, técnicos com o Governador do Estado, Camilo Santana, foram autorizados todos os levantamentos técnicos no sentido de viabilizar a implantação do curso.


A abertura dos trabalhos nesta quinta-feira foi iniciada com reunião no gabinete do Reitor da URCA, Francisco do O’ de Lima Júnior, com a presença do coordenador da Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz) no Ceará, Carlile de Holanda Lavor, ex-secretário de Saúde do Estado e responsável pela implantação de cursos de Medicina, como o da Universidade Estadual do Ceará (UECE), considerado um dos melhores do Brasil. Também participaram da reunião o presidente da Comissão, Professor Dr. Galberto Martins, o médico e professor da UFCA, Marcos Cunha, além do Vice-Reitor, Professor Carlos Kleber de Oliveira. Em seguida, foi realizada visita ao curso de Medicina da UFCA.


Segundo o Professor Lima Júnior, esse é um momento de grande importância no encaminhamento desse projeto do curso, que beneficiará não apenas o Crato, mas toda a região do Cariri. Durante reunião com a gestão municipal cratense, que acolheu o projeto e garantiu total apoio, foi ressaltada a proposta de fortalecimento na formação de profissionais capacitados na atenção primária, além de ser criado um centro médico para atendimento de pacientes no bairro onde estará sediado o curso, em terreno ao lado do Seminário São José.


Uma visita técnica aos laboratórios da universidade foram realizadas na tarde desta quinta-feira, com a presença do diretor da Faculdade de Medicina da UFCA, Professor Cláudio Gleidiston Lima da Silva, Carlile Lavor, Reitor e Vice-Reitor da URCA, professores e coordenadores, com detalhamento sobre o trabalho desenvolvido nesses setores, além das linhas de pesquisa que estão sendo realizadas na universidade, desde a graduação, mestrado e também no doutorado.


A comissão volta a se reunir nesta sexta-feira, às 10 horas, no auditório da sede do Geopark Araripe, em Crato, junto com a administração da URCA. A equipe encerra a agenda técnica, com visita a um equipamento da rede de serviços de atendimento básico à saúde.


Encaminhamentos favoráveis


Segundo dr Carlile Lavor, todos os encaminhamentos são favoráveis para a implantação do curso, destacando principalmente para esse processo, o apoio governamental e toda a capacidade técnica que a URCA oferece, se colocando à disposição para realizar esse processo. “Toda a equipe de professores e a administração da URCA estão empenhadas, e também contando com o apoio da UFCA, para que esse processo se concretize, ajudando a criar esse curso, que é muito importante para o Cariri”, afirma.

O coordenador da Fiocruz no Ceará destaca que até o momento foram dados passos importantes, passando pelo Governo do Estado, Secretaria da Ciência, Tecnologia, Educação Superior e Inovação (Secitece), governo municipal e a URCA, também avaliando todos os equipamentos que possam se juntar na concretização de um grande curso.

Últimas notícias