sábado, 19 de setembro de 2020

Júlio Saraiva é empossado Procurador-Geral do Ministério Público Especial junto ao TCE Ceará


“Se tivemos conquistas, essa evolução se deu com base em muita conversa e graças ao apoio dos meus colegas e da Presidência. Sempre temos questões a evoluir, por isso peço a continuidade desse apoio fundamental para novos êxitos. A responsabilidade me chamou por mais esse período, e assumo com prazer”, agradeceu o procurador de Contas Júlio César Saraiva, que tomou posse no cargo de Procurador-Geral do Ministério Público especial junto ao TCE Ceará – Biênio 2020/2021 – durante sessão extraordinária presencial, realizada na manhã desta sexta-feira (18/9), no Gabinete da Presidência. 

O momento foi presidido pelo conselheiro Edilberto Pontes, no exercício da Presidência, que ressaltou a capacidade do Procurador-Geral de avançar nas conquistas, sempre mantendo um bom diálogo. Compuseram o colegiado os conselheiros Rholden Queiroz e Soraia Victor, o conselheiro substituto Manassés Pedrosa e o procurador de Contas, Aécio Vasconcelos. O Termo de Posse foi lavrado pelo secretário de Sessões, Teni Cordeiro.


Como ex-membro do órgão ministerial, o conselheiro Rholden Queiroz manifestou “a confiança e o reconhecimento pelas características pessoais e profissionais do Dr. Júlio”, adjetivos unânimes entre os presentes. “A ampliação do quadro de procuradores de contas, após a extinção do TCM, possibilitou uma maior robustez ao Ministério Público de Contas, com melhor divisão das tarefas. Hoje, 95% dos pareceres ministeriais são acatados, o que é uma demonstração de atuação proativa. Um TCE forte é consequência de um Ministério Público Especial atuante,” afirmou Rholden Queiroz.

Para a conselheira Soraia Victor, a marca do Ministério Público de Contas é a de um órgão atuante para o sistema de controle externo. Manassés Pedrosa se disse “feliz em ver um colega sendo reconduzido ao cargo por sua competência e tranquilidade. Serão mais dois anos de total êxito”.


Segundo o procurador de Contas, Aécio Vasconcelos, Júlio Saraiva tem as características adequadas para atuar como Procurador-Geral do Ministério Público de Contas: “faz acontecer, tem capacidade de dialogar e respeitar as tomadas de decisões”.

Reconduzido ao cargo, o procurador-geral Júlio Saraiva encerrou seu breve discurso agradecendo as palavras dos colegas e destacando a redução significativa no estoques de processos nas Procuradorias. “Isso nos permitirá dedicar mais tempo a investigações e análises de casos”.

Últimas notícias