Banner Governo do Estado

RADIO

sexta-feira, 4 de setembro de 2020

Governo do Ceará realiza teste internacional com antiviral


O Governo do Ceará, por meio do Hospital São José (HSJ), da Secretaria da Saúde (Sesa), está contribuindo para o avanço do ensaio clínico Solidarity (solidariedade, em inglês), elaborado pela pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Na busca por comprovar a eficácia de tratamentos no combate à Covid-19, a unidade está fazendo o uso do antiviral remdesivir, que já apresentou resultados positivos em análises nos Estados Unidos e mobiliza cientistas mundo afora.

Um paciente do HSJ, primeiro hospital do Ceará a fazer o teste, receberá a dosagem da medicação ao longo de dez dias.

A escolha do paciente foi feita de modo aleatório a partir das planilhas de medicação. Ao longo de dez dias, ele será acompanhado na unidade. Enviado pela Fiocruz somente para os hospitais que estão participando do ensaio clínico, o remdesivir não está disponível para venda nas farmácias.

Desse modo, só terão acesso ao medicamento os 18 hospitais distribuídos em 12 estados brasileiros que integram o Solidarity.

A médica infectologista e coordenadora do Núcleo de Pesquisa do HSJ, Melissa Medeiros, explica como está acontecendo a experiência no Hospital São José.

Últimas notícias