sábado, 19 de setembro de 2020

Camilo anuncia que retorno das aulas presenciais no Ceará será gradual a partir de 1º de outubro



Aulas presenciais serão retomadas no Ceará a partir de 1º de outubro, segundo informou o governador Camilo Santana, em transmissão ao vivo realizada neste sábado, 19, nas redes sociais oficiais do Governo do Estado. A decisão foi definida após reunião do Comitê que delibera sobre o Decreto Estadual de Isolamento Social. De acordo com Camilo, o retorno deverá ser feito "de forma gradual e responsável". As escolas devem continuar oferecendo o ensino remoto, como opção para os pais e alunos.
"A decisão que o comitê tomou é que vamos entrar em mais uma etapa. Valendo a partir do dia 1º de outubro, para que a gente possa se preparar, quando vamos estar autorizando as seguintes atividades educacionais presenciais: educação de jovens e adultos com 35% da capacidade, nono ano do ensino fundamental com 35%, 3ª série do ensino médio e educação profissionalizante com 35%, a educação infantil com 50% e o 1º e 2º do ensino fundamental com até 35%", determinou o governador.

Camilo lembrou ainda que a decisão de aderir à permissão dada pelo Estado cabe aos municípios e às instituições de ensino, as quais ainda devem oferecer a opção de ensino remoto aos estudantes.

Ele ainda informou que protocolos específicos para o funcionamento das escolas e testagens também serão realizadas até 1º de outubro para autorizar a retomada. Mas não detalhou como devem ocorrer.

A previsão, segundo o governador, é de que o decreto que traz detalhes da nova decisão seja publicado entre a noite deste sábado e o domingo, no Diário Oficial do Estado.

As demais séries seguem sendo avaliadas pelo comitê responsável pela retomada para terem as atividades presenciais autorizadas.

Classes presenciais liberadas:

Educação profissionalizante, com 35% da capacidade total;
Educação de jovens e adultos, com 35% da capacidade total;
Educação infantil, com 50% da capacidade total;
1º e 2º anos do ensino fundamental, com 35% da capacidade total;
9º ano do ensino fundamental, com 35% da capacidade total;
3ª série do ensino médio, com 35% da capacidade total;
"Isso só foi possível pelo acompanhamento diário dos profissionais de saúde, que têm se dedicado a salvar vidas, acolher as pessoas e cuidar dessa pandemia no Estado do Ceará", ressaltou.

Macrorregiões

Há um semana, o Governo do Ceará elevou todas as macrorregiões do Estado à fase 4, que permite abertura de quase todas as atividades produtivas. No entanto, os percentuais de capacidade e horários de funcionamento são diferentes, pois seguem um novo faseamento. Agora, a macrorregião do Cariri entra na segunda semana da fase 4.

Sem menção

Os bares, no entanto, não foram mencionados pelo governador. Desde o início da pandemia o setor segue sem permissão para retornar às atividades, apesar do apelo dos empresários e dos números de fechamentos e demissões apresentados.

Últimas notícias