sexta-feira, 11 de outubro de 2019

Queiroz Filho alerta para a urgência de redução de acidentes de trânsito durante o "Municipaliza", em São Benedito


Autor do Projeto de Lei que institui a Semana de Conscientização e Prevenção de Acidentes no Trânsito nas escolas da rede pública estadual, o deputado Queiroz Filho (PDT) destacou nesta sexta-feira (11), no VI Encontro Regional do "Municipaliza: Campanha em Defesa da Saúde e da Cidadania do Ceará", no município de São Benedito, Região da Ibiapaba, a urgência em reduzir os índices de acidentes viários.

"No Brasil, a principal causa de morte de jovens de 5 a 14 anos é acidente viário. São cerca 350 mil óbitos por ano no país. Em Fortaleza, já houve uma redução de 380 para 240 pessoas entre 2017 e 2018. Ainda assim, é muita gente. Mas quando vemos o saldo geral de vidas que são salvas, passamos a ver a necessidade de prevenção com outra perspectiva", disse o deputado.

O parlamentar também ressaltou que a redução de acidentes de trânsito pode também trazer um impacto positivo para a economia do Estado. "Isso vai inflando a saúde pública. O custo previsto de manutenção do Instituto José Frota é de cerca de R$ 400 milhões por ano, valor que é sempre ultrapassado. Se pudermos impedir, por exemplo, que uma pessoa não consuma álcool e dirija depois, podemos estar evitando uma tragédia e também abrindo o leito para outros casos", explica.

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará esteve no Municipaliza, projeto de iniciativa do Ministério Público do Ceará (MPCE), representada também pelos deputados Augusta Brito (PC do B), Nezinho Farias (PDT), Acrísio Sena (PT), Nizo Costa (PSB), Guilherme Landim (PDT) e Walter Cavalcante (MDB).

Últimas notícias