terça-feira, 1 de outubro de 2019

Governador sanciona lei do intercâmbio internacional para alunos de escolas estaduais


O governador Camilo Santana sancionou, nesta terça-feira (1º), a lei que trata do Programa Estudar Fora. A iniciativa tem como objetivo garantir aos estudantes da rede pública estadual de ensino a possibilidade de aprofundar os conhecimentos em uma língua estrangeira por meio de intercâmbio internacional, de forma gratuita. A solenidade de lançamento, realizada no Palácio da Abolição, contou com a participação da vice-governadora Izolda Cela, da secretária da Educação, Eliana Estrela, além de estudantes, professores e diretores de escolas estaduais.

Os processos seletivos para o programa serão disciplinados e divulgados pela Secretaria da Educação (Seduc) mediante editais, que estabelecerão a modalidade de intercâmbio, a quantidade de vagas e os procedimentos de inscrição e seleção dos candidatos.

Camilo Santana ressalta o propósito da ação no sentido de auxiliar a preparação para a vida profissional dos jovens. “Vivemos em um mundo globalizado. Há uma disputa de mercado muito forte, e consideramos importante saber uma segunda língua. Isso abre uma perspectiva na vida de cada um. Em breve, vamos divulgar o processo seletivo. Já estamos fazendo contato com as embaixadas e consulados do Brasil em alguns países, para que possamos garantir um intercâmbio de qualidade, segurança e que traga o resultado almejado”, explica.

O governador disse, ainda, que pretende ampliar a rede de Centros Cearenses de Idiomas (CCI), com o objetivo de ampliar a quantidade de vagas para os alunos da rede estadual. “Vamos ampliar os CCIs em outras regiões do Ceará, para dar mais oportunidade aos jovens desse curso de qualidade. Não tenho dúvida de que o Ceará está no caminho certo, porque prioriza o capital humano. São as pessoas a coisa mais importante da nossa sociedade”, concluiu.

Últimas notícias