Banner Prefeitura de Fortaleza

Banner Camara de Fortaleza

Banner BNB

terça-feira, 1 de outubro de 2019

Eleitores de todo Ceará escolherão conselheiros tutelares com urnas eletrônicas


No próximo domingo, 6 de outubro de 2019, acontecerão eleições do Conselho Tutelar nos 184 municípios do estado do Ceará com urnas eletrônicas preparadas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE). Ceará, Sergipe e Tocantins serão os únicos do Brasil a realizar eleição 100% eletrônica em todo o estado.

Competência

As eleições para Conselho Tutelar são de competência dos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente, que instituem comissões eleitorais para condução dos trabalhos. A Justiça Eleitoral contribui com o processo por meio do serviço de empréstimo de urnas eletrônicas. O projeto, iniciado em fevereiro deste ano, é composto por diversas etapas, como treinamento das comissões eleitorais, recebimento e inserção dos dados em sistemas específicos, geração de mídias, conferência das eleições, verificação de fotos, carga e entrega das urnas eletrônicas e preparação e impressão de todos os relatórios, as quais foram executadas pela força-tarefa constituída por 19 servidores do TRE-CE e instituída em portaria do Tribunal.

Logística

Cerca de 12.000 mesários, convocados pelas comissões eleitorais, foram treinados para operação das urnas pelos cartórios eleitorais, no interior, e por multiplicadores treinados pela Seção de Capacitação, na capital. Foram utilizadas 805 urnas de treinamento na atividade.

Estarão aptos a votar, em todos os municípios, 6.363.205 eleitores, distribuídos em 3.369 urnas de seção. A importação do cadastro de eleitores da Justiça Eleitoral aconteceu em data específica para cada município, constando, nas folhas de votação, apenas os eleitores regulares naquele momento. A eleição ocorrerá das 8h às 17h, em todos Ceará, menos em Amontada, onde será das 8h às 16h.

308 servidores dos cartórios eleitorais prestarão apoio técnico às urnas e aos mesários no dia da eleição, na capital e no interior, contando com 1.145 urnas reservas para sanar eventuais problemas no decorrer da votação.

O eleitor poderá consultar seu local de votação por meio de consulta disponível na página do TRE-CE, a partir de 1º de outubro, e do Disque Eleitor 148 (funcionamento dias úteis, das 7h às 19h, e no dia da eleição das 7h às 17h), com exceção do sábado, 05/10/2019.

A biometria não será utilizada na eleição e não haverá áudio para eleitores cegos, tendo em vista as limitações do sistema para eleições comunitárias.

Cada município elegerá 5 conselheiros e 5 suplentes, a exceção de Fortaleza que possui seis conselhos tutelares e precisará de 30 titulares e 30 suplentes.

Entrega das urnas eletrônicas de Fortaleza

Na próxima sexta-feira, 4/10, serão distribuídas, aos locais de votação da capital, 527 urnas eletrônicas para eleição do Conselho Tutelar de Fortaleza. As 393 urnas de seção e 134 reservas seguirão em 15 veículos disponibilizados pelos conselhos municipais e acompanhados por servidores dos cartórios eleitorais de Fortaleza.

Últimas notícias