quinta-feira, 10 de outubro de 2019

Crato realiza Seminário “Mulheres na Política Brasileira, História, Participação, Conquistas e Desafios”


A Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social (SMTDS), realizou ontem, quarta-feira, 9, no auditório do Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA), o Seminário “Mulheres na Política Brasileira, História, Participação, Conquistas e Desafios”.
Compondo a mesa de autoridades, o Vice-Prefeito e Secretário de Saúde, André Barreto, representando o prefeito municipal, Zé Ailton Brasil, a gestora da SMTDS, Edivania Gonçalves, a Secretária de Administração, Águeda Duarte, a Secretária Adjunta de Educação, Tammy Lacerda, a Assessora Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, Mara Guedes, a presidenta do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher do Crato (CMDMC); Verônica Isidório e a psicóloga do Centro de Referência da Mulher (CRM), Franciele Felix.

A presidenta do CMDMC, Verônica Isidório, destacou que se faz necessário formações e informações precisas para todos que lidam com mulheres, sobretudo as que estão em situação de violência.
Para a Secretária de Administração, Águeda Duarte, a mulher precisa estar presente e ativa na política. “Estamos passando por momentos difíceis na conjuntura atual do nosso país, é preciso coragem e força nessa atuação”, disse.

A gestora da SMTDS, Edivania Gonçalves, ressaltou a questão da empatia para com o outro e não se pode esmorecer diante das adversidades e lutar por melhorias.

O Vice-Prefeito e Secretário de Saúde, André Barreto, enalteceu a importância de um encontro como esse, onde a representatividade feminina se faz presente e fortalece a democracia.

Em prosseguimento ao Seminário, a Professora Doutora Zuleide Queiroz proferiu palestra com a temática das mulheres na política, trazendo um contexto histórico de uma pesquisa sobre educação, gênero e a presença de mulheres no cenário político brasileiro, abordando a contemporaneidade e os ainda presentes arquétipos impostos por uma cultura machista.

“É de suma importância discutirmos os estudos que abordam o tema a mulher a política no Brasil seu empoderamento através da história, seus anseios, suas conquistas e as barreiras que enfrentam as mulheres na política brasileira”, considerou Zuleide.

(Assessoria de Imprensa)

Últimas notícias