quinta-feira, 17 de outubro de 2019

Câmara discute uso de armas de fogo para Guarda Municipal de Juazeiro do Norte

O armamento funcional para Guarda Municipal de Juazeiro do Norte foi discutido na última quarta-feira (16) em audiência pública, o objetivo foi o planejamento de medidas para atender as necessidades da categoria. Participaram da audiência representantes da polícia federal, da prefeitura municipal e da classe de guardas municipais. O vereador Capitão Vieira Neto presidiu o debate, e destacou que a legislação brasileira já permite o porte de armas da categoria, no entanto, o município precisa cumprir alguns requisitos.

“Quem acompanha a câmara municipal sabe que já usamos a tribuna, e já fizemos vários requerimentos, já encaminhei minha emenda impositiva, e hoje com a presença de todos os órgãos competentes para orientar sobre o que falta para essa medida ser colocada em vigor, acredito que possamos dar encaminhamento e estamos trabalhando para atender a todos os requisitos”, o parlamentar finalizou ressaltando à população que os guardas passarão por treinamento promovido pela polícia federal antes de terem o direito de usar arma de fogo.

Representando o sindicato da categoria, o guarda metropolitano Grajeiro afirmou que o município possui deveres com a segurança pública. “Muitos municípios, as gestões, alegam não participarem efetivamente da segurança pública por que não é dever do município, somente do estado, justamente por isso acaba não oferecendo ao cidadão o seu direito garantido pela própria constituição, mas hoje muitos juristas entendem que a palavra “estado” representa desde a união até o município”, afirmou o guarda.

O sindicalista apresentou ainda algumas sugestões da classe, dentre elas estão as criações do “plano estratégico de segurança pública municipal” e de “intervenção social da guarda civil de Juazeiro do Norte”.

(Assessoria de Imprensa da Câmara)

Últimas notícias