Banner_head camara fortaleza

Banner_head Governo do Estado

quinta-feira, 7 de abril de 2022

Senac Ceará e Assembleia Legislativa firmam parceria para realização de cursos de qualificação profissional

 O presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará (Fecomércio-CE), Luiz Gastão Bittencourt, assinou um termo de cooperação entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio do Comitê de Responsabilidade Social. Além da presença de Gastão, a cerimônia realizada no parlamento Estadual foi conduzida pela deputada estadual Érika Amorim (PSD) e por Cristiane Leitão, primeira-dama da Alece e líder do Comitê de Responsabilidade Social.

A parceria busca desenvolver ações com servidores e comunidades do entorno da Casa Legislativa, principalmente na aplicação de cursos profissionalizantes e capacitações com foco na geração de emprego e renda. Serão 50 mil horas-aulas de cursos gratuitos a serem executados na Universidade da Assembleia, exclusivamente para atender esse público. Os cursos iniciam já em abril.

Para Gastão, essa cooperação só é possível pois as instituições envolvidas reconhecem o papel vocacional de responsabilidade social e da formação cidadã. "O mais importante de tudo isso é compreender que a Fecomércio, o Senac e a Assembleia Legislativa têm um papel de representação social. Um lado representa o comércio de bens, serviços e turismo, enquanto o outro representa os cidadãos. Por isso temos que fazer valer nossos braços sociais e trabalhar mais próximo da comunidade, dando oportunidade para as pessoas transformarem e melhorarem suas vidas", salientou Luiz Gastão, lembrando que muitos tiveram suas vidas drasticamente impactadas pela consequência da pandemia, tornando ainda mais importante uma recolocação no mercado de trabalho.

A líder do Comitê de Responsabilidade Social, Cristiane Leitão, conta que essa parceria só foi possível após uma imersão nas comunidades do entorno do Parlamento e que teve o pedido prontamente atendido pela Federação. "Realizamos um diagnóstico no entorno da Assembleia Legislativa e observamos que há uma grande demanda por emprego, renda e capacitação profissional, algo que a Fecomércio e o Senac têm como excelência. Logo que verificamos isso, entramos em contato com o presidente Luiz Gastão, que prontamente ofereceu o capital humano e intelectual para que possamos ofertar esses cursos e oportunizar uma nova realidade de trabalho e conhecimento", lembrou a primeira-dama.

Luiz Gastão Bittencourt e Cristiane Leitão reforçaram, no entanto, que o projeto tende a ser apenas o início de uma longa parceria que pode alcançar todo o Ceará. "As ações iniciam no entorno da Alece, dando oportunidade da formação profissional, mas buscaremos ampliar essas ações para outros rincões e chegando ainda mais próximo a toda aquela população que precisa dessa qualificação", destacou Gastão. A primeira-dama Cristiane Leitão também falou sobre a expansão do projeto, que deve chegar também ao Interior: "Esse será um projeto piloto e, felizmente, muitos municípios devem receber ações com esse formato".

Últimas notícias