quarta-feira, 27 de abril de 2022

Crato realiza fórum para a eleição do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial - COMPIR

A Prefeitura do Crato, por meio da Assessoria Especial de Direitos Humanos e Movimentos Sociais, promoveu na terça-feira, 26, no auditório do Geopark Araripe, o I Fórum Municipal de Promoção da Igualdade Racial: Construindo um Crato sem Racismo, que teve como objetivo a eleição do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial - COMPIR, biênio 2022-2024.

 

Na ocasião, foi assinado um Termo de Cooperação de Técnica, que tem como objetivo a cooperação e o assessoramento técnico da SPS, por meio da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para Promoção da Igualdade Racial do município do Crato, para a realização de ações e o consequente alcance dos requisitos necessários para certificação do Município com o Selo Município Sem Racismo.

O prefeito do Crato, Zé Ailton Brasil, ressaltou a importância em discutir a temática do racismo, e de como se deu todo o processo para a aprovação da lei 3.913/2022, que institui a Política Municipal de Promoção da Igualdade Racial. "Com a missão que a gente pudesse se aproximar muito mais dessa população, ter uma discussão mais ampla, e acima de tudo uma conscientização para com essa temática", disse.

"Nós estamos dando os primeiros passos. Esse Fórum tem como objetivo maior a eleição do conselho, que é outra etapa importante para que a sociedade possa contribuir para a construção e efetivação dessa política no nosso município", frisou o vice-prefeito André Barreto, durante a sua fala no evento.

A Coordenadora Especial de Políticas para a Promoção da Igualdade Racial do Estado, Mártir Silva, parabenizou o município do Crato pela iniciativa de ser protagonista na assinatura do Termo de Cooperação de Técnica. "É muito significativo que o Crato tenha assumido esse compromisso, de receber o Selo Município sem Racismo", disse.

Após instalada a assembleia para a eleição do referido conselho, foi realizada a eleição para os sete segmentos da sociedade civil. O COMPIR será formado por 14 membros, sendo sete do Poder Público e sete da sociedade civil, onde cada um terá um suplente.

O Fórum contou com o apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS) e da Escola de Gestão Pública do Crato. É o Crato no enfrentamento do racismo e na promoção da igualdade racial.

Também estiveram presentes no fórum, a Secretária de Desenvolvimento Social, Ticiana Cândido, a Assessora Municipal de Direitos Humanos e Movimentos Sociais, Otonite Cortez, a Diretora Executiva da Escola de Gestão Pública do Crato, Águeda Duarte, a representante da população e das mulheres negras, Janaína Leite, a representante dos povos de terreiro, Yáskara Rodrigues, Grunec, Terreiro das Pretas, o vereador Pedron Lobo, secretários municipais e sociedade civil. E contou ainda com a apresentação do Maracatu Uinuerê, do Sítio Carrapato.


Últimas notícias