sexta-feira, 22 de abril de 2022

Biomas Culturais e o Desenvolvimento Sustentável na agenda do Cariri.


Neste sábado (23) no Auditório do Geopark Araripe, será realizado Seminário Agenda 2030 - Cultura do Cariri Implementando os ODS. O seminário é destinado ao lançamento do Projeto Biomas Culturais, que pretende incentivar gestores públicos, privados e a sociedade em geral a implementar os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável presentes na Agenda 2030 na Região do Cariri Cearense envolvendo os 29 municipios. 

De acordo com o pesquisador da Universidade do Minho em Portugal, Manuel Gama, o Cariri tem um potencial imenso com seu patrimônio cultural, natural, material e imaterial, o que por si é um ponto de partida muito positivo para o desenvolvimento dos Biomas Culturais e a implementação das ODS pela Agenda 2030. “O projeto Biomas tem esta particularidade de integrar, de poder caminhar junto com parceiras que considero importantes como a Urca, o Geopark Araripe, as Prefeituras e suas secretarias municipais, os agentes dos territórios e os fazedores de cultura para pensar o futuro. O importante é que a comunidade se aproprie deste projeto e o torne seu”, afirma.

A Cultura tem um papel preponderante na implementação dessas metas. Nesse sentido, o Projeto Biomas Culturais pretende pôr em prática essa afirmação aplicando-a na gestão pública, privada e na sociedade civil, com formações, planejamento e ações criadas coletivamente e implementadas na região do Cariri cearense.

Segundo Américo Córdula, consultor cultural, e um dos idealizadores do projeto junto com Claudia Gonçalves e Dani Torres, que foram inspirados pelo conceito de bioma e sua diversidade. “O Biomas parte de uma pergunta importante que surgiu neste processo de construção: Quais as culturas presentes nestes biomas? A ideia é que possamos divulgar as ODS da Agenda 2030 nestes 29 municípios tendo o viés da cultura como suporte para uma discussão e um aprofundamento mais amplo do que nos sugere à Unesco. Levando em consideração as particularidades de cada território.”, pontua.

O Coletivo Biomas Culturais é uma proposição de três instituições: Córdula Responsabilidade Cultural, Cultura e Mercado e do Instituto Vasco Carmona.

O Seminário Agenda 2030 - Cultura do Cariri Implementando é uma realização Biomas Culturais, Instituto Dragão do Mar, Mirante do Caldas, Vila da Música, Secretaria da Cultura do Estado. E conta com o apoio da Unesco, Universidade Regional do Cariri, Observatório de Políticas de Ciência, Comunicação e Cultura e Geopark Araripe.

Agenda 2030

Aprovada pela ONU, a 25 de setembro de 2015, a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, constituída por 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), desdobrados em 169 metas, é um contrato social mundial com o objetivo de resolver necessidades das pessoas, enfatizando que ninguém deve ser deixado para trás. Trata-se de uma agenda abrangente e ambiciosa que aborda várias dimensões do desenvolvimento sustentável (social, econômico, ambiental) e que promovam a paz, a justiça e instituições eficazes. 

PROGRAMAÇÃO

Abertura - 9h - 10h30

Acolhimento - Fabiano Piúba/Dane de Jade (SECULT CE), Lenildo Gomes (IDM), Charmene Paiva (Mirante do Caldas)

“Lançamento Biomas Culturais - CARIRI”  

Américo Córdula (Biomas Culturais) e Juca Ferreira (Consultor)

10h30 - 12h 

“Desafios para implementação da Agenda 2030 no Cariri”

Eduardo Guimarães (GEOPARK), Davi Oliveira (ONG BEATOS), Manuel Gama (POLOBs)

Almoço 12h às 13h30 

Rodas de Conversa - mediação: Professor Sérgio Sobreira (UFBA)

Roda de Conversa 1 - 13h30 - 14h45h

“Cartografia da Diversidade Cultural”

Dani Torres (Biomas Culturais), Patrício Melo (URCA), André Gedai (SECULT CE)

Roda de Conversa 2 -14h45 - 16h15

“Bioma Cariri - Natureza, Saúde, Cultura Alimentar e Turismo”

Claudia Guimarães (Biomas Culturais), Josier Ferreira (URCA), Mestra Zulene (Crato)

Roda de Conversa 3 - 16h15 - 18h 

“Cidadania, Direitos Humanos e Geração de Renda¨

Américo Córdula (Biomas Culturais), Mestre Espedito Seleiro (Nova Olinda), Mãe Brígida (Crato)

Serviço: Seminário Agenda 2030 – Cultura do Cariri  Implementando os ODS 

DATA: 23/04/2022

HORA: 09h às 18h

LOCAL: Auditório Geopark Araripe

Rua Carolino Sucupira, S/N – Pimenta - Crato-CE – 63105-010

Últimas notícias