sábado, 30 de abril de 2022

Mutirão para vacinar crianças e idosos contra gripe e sarampo acontece hoje

 


Este sábado (29.abr) será o Dia D de vacinação contra a gripe e o sarampo, em todo país. Para infectologistas, a imunização de crianças e idosos -- após dois anos de pandemia -- nunca foi tão importante, já que, em isolamento, o público alvo deixou de produzir anticorpos para combater doenças virais. 

No primeiro trimestre deste ano, os casos de influenza dispararam no país, chegando à metade do total das ocorrências registradas em todo 2021. A infectologista, Rosa Richtmann, alerta: "as pessoas deixam de ver a doença, elas não conhecem ninguém que teve gripe no ano passado e no ano retrasado, e elas acham que isso não vai ser importante esse ano. É exatamente o contrário. Temos que pensar que temos uma geração agora que passou dois anos sem criar anticorpos contra vários agentes agressores". 

Para piorar o cenário, a vacinação -- principalmente em crianças -- está a baixo do esperado, se analisada a campanha em 2021, quando apenas quatro dos 26 estados e Distrito Federal bateram a meta, o que preocupa especialistas. 


Últimas notícias