quinta-feira, 14 de outubro de 2021

Prévias do PSDB: Tucanos do Ceará se reúnem hoje para ato de apoio a Eduardo Leite


Tucanos do Ceará realizam nesta quinta-feira, às 11h30, na sede do partido, um ato de apoio ao governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, na disputa às prévias do partido que escolherá o candidato tucano à Presidência da República em 2022. O senador Tasso Jereissati, que desistiu da disputa para apoiar Leite, participará do ato por meio virtual, quando fará uma saudação aos presentes, seguida de uma convocação aos filiados para que realizem o cadastro no sistema eleitoral eletrônico oferecido pelo partido, a partir desta quinta-feira (14).

Todos aqueles que tenham se filiado ao PSDB até 31 de maio deste ano poderão votar, desde que realizem o cadastramento biométrico, que se estenderá até 14 de novembro. O PSDB está disponibilizando o sistema em dois aplicativos - o primeiro deles já estará disponível para baixar na Google Play a partir das 18h desta quinta-feira. Amanhã, também estará disponível na App Store. 

O PSDB tem 50 mil filiados no Ceará, conforme dados atualizados da Justiça Eleitoral. O presidente do diretório estadual, ex-senador Luiz Pontes, considera as prévias um momento de grande democracia interna e oportuno para mobilizar os diretórios municipais, estimulando a participação dos filiados no processo de escolha do candidato. Além de Eduardo Leite, também estão na disputa o governador de São Paulo, João Dória, e o ex-prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto.

*Prévias no PSDB*


1) Quem pode votar?

Todos aqueles que tenham se filiado ao PSDB até 31 de maio de 2021.

2) Como será composto o Colégio Eleitoral?

Serão 4 grupos de votantes, todos com peso unitário de 25% do total de votos válidos. Os grupos terão a seguinte composição:

Grupo I: Filiados

Grupo II: Prefeitos e Vice-Prefeitos

Grupo III: Vereadores, Deputados Estaduais e Distritais – neste grupo, deputados representam 50% do peso total do grupo e vereadores, os outros 50%.

Grupo IV: Governadores, Vice-Governadores, Ex-Presidentes e o atual Presidente da Comissão Executiva Nacional do PSDB, Senadores da República e Deputados Federais.

3) Como é calculado o peso dos votos?

Nos grupos I, II e IV, os votos de cada candidato são divididos pelo número total de eleitores do Grupo e o resultado é multiplicado por 0,25.

No grupo III, os votos de cada candidato são divididos pelo número total de eleitores de cada Subgrupo. Este resultado é multiplicado por 0,125 e, ao final, é feita a soma do resultado de cada Subgrupo.

4) Como é calculado o placar final para cada candidato?

Pela soma dos resultados obtidos por ele em cada grupo.

O candidato que alcançar maioria absoluta dos votos válidos, considerada esta soma (resultado do Grupo I + resultado do Grupo II + resultado do Grupo III + resultado do Grupo IV), será o vencedor das prévias.

5) Teremos segundo turno?

Sim, se nenhum dos candidatos obtiver a maioria absoluta dos votos válidos no primeiro turno. Participarão do segundo turno os dois candidatos mais votados no primeiro.


6) Como será a votação?

Exclusivamente por meio de sistema eleitoral eletrônico oferecido pelo PSDB Nacional.

Somente estará autorizado a votar o filiado que realizar o cadastro no sistema eleitoral eletrônico oferecido pelo partido como forma de autenticação para votação.

7) Haverá votação presencial?

Sim, exclusivamente para os eleitores dos Grupos II, III e IV. Eles poderão participar da votação de forma presencial em Brasília. 


8) Quais as datas mais importantes do calendário das prévias?

14 de outubro a 14 de novembro: período para o filiado eleitor realizar o cadastramento no sistema eleitoral eletrônico oferecido pelo PSDB e se habilitar para votar

18 de outubro: início dos debates

21 de novembro: realização das prévias

28 de novembro: realização de segundo turno se nenhum candidato obtiver a maioria absoluta dos votos válidos.

Últimas notícias