quarta-feira, 27 de outubro de 2021

Governo do Ceará e municípios definem ações para o fortalecimento das políticas da Assistência Social


O Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) e do Programa Mais Infância Ceará, encerrou, nesta quarta-feira (27), o Encontro para o Fortalecimento das Políticas da Assistência Social nos Municípios, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza. A iniciativa integra o Pacto pelo Fortalecimento das Políticas Públicas da Assistência Social, lançado em setembro deste ano.

Segundo a primeira-dama do Ceará, Onélia Santana, o encontro mobilizou uma força de trabalho direcionada para acolher os cearenses que estão em vulnerabilidade social. “Assim como a educação do Ceará é referência no Brasil, as políticas da Assistência Social também serão referência em nosso Brasil. Que todas as famílias que estão em extrema vulnerabilidade sejam prioridades nas políticas, é o que desejamos, e por isso nós estamos nesse momento aqui”, afirmou.

O evento reuniu os(as) secretários(as) da Assistência Social, primeiras-damas, coordenadores dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) e gestores públicos dos 184 municípios cearenses. O público foi distribuído em dois dias de evento.

Na oportunidade, foram ministradas palestras que detalharam ações importantes da pactuação, como o Prêmio Referência Social, o BigData Social e o Sistema de Registro Civil, desenvolvido pela Defensoria Pública do Ceará para minimizar o sub-registro civil de nascimento no estado. Além disso, foi apresentado o Observatório de Indicadores Sociais da SPS.

As palestras foram conduzidas, por João Mário Santos, diretor geral do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece); Marianna Gonçalves, gerente de produto do Íris | Laboratório de Inovação e Dados; Elizabeth Chagas, defensora Geral do Ceará; e Marcelle Arruda, coordenadora de Desenvolvimento Institucional da SPS.

Últimas notícias