sexta-feira, 29 de outubro de 2021

Deputado Nelinho quer implantação de um hospital de saúde mental em Juazeiro do Norte


Por unanimidade, o Plenário da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará aprovou, na última quarta-feira (27), o projeto de indicação nº 175/2021, de autoria do Deputado Nelinho Freitas (PSDB), que indica a implantação de um Hospital Regional de Saúde Mental no município de Juazeiro do Norte, para atender toda a região do Centro-Sul e Cariri.

De acordo com a justificativa da proposição, o Ceará é um dos estados pioneiros na Reforma Psiquiátrica tendo o primeiro Centro de Atenção Psicossocial CAPS inaugurado no ano de 1991 no município de Iguatu, depois em Fortaleza (1998). A inauguração do Asilo de Alienados São Vicente de Paulo em 1886 marca o início da história da assistência psiquiátrica no Ceará. Posteriormente, o estado inaugurou o Hospital de Saúde Mental de Messejana, em 1962, sendo uma referência nacional na psiquiatria.

O deputado Nelinho defende a ampliação da rede de atenção psicosocial do Ceará, propondo a criação de Hospitais Regionais de Saúde Mental, a iniciar-se na região do Cariri por concentrar um grande volume de demanda de atendimento na área. “Em 2016, o Hospital Psiquiátrico Santa Teresa, no município do Crato, fechou após 45 anos de funcionamento. Naquela época, a população de despediu do único hospital público psiquiátrico do Cariri”, ressaltou.

Após aprovação, o projeto segue para o Gabinete do Governador que terá o prazo constitucional para aceitar a indicação. A ideia é que o Estado seja sensibilizado em instalar nos moldes do Hospital de Saúde Mental de Messejana uma unidade na região do Cariri

Últimas notícias