sábado, 30 de outubro de 2021

Vereador Inspetor Alberto é denunciado pela Rede Cuca, após arrancar placas sobre identidade de gênero fixadas em banheiros


A Rede Cuca entrou, nesta sexta-feira, 29, com um procedimento criminal contra vereador de Fortaleza, o bolsonarista Inspetor Alberto (Pros). Nesta quinta-feira, 28, o parlamentar invadiu o Cuca José Walter e arrancou placas informativas sobre identidade de gênero nos banheiros do equipamento. 

A informação foi confirmada pela diretora do Departamento de Grupos Vulneráveis da Policia Civil (DPGV/CE), Arlete Silveira. Na manhã desta sexta, ela esteve na sede do Cuca José Walter ao lado da delegada de Combate a Exploração da Criança e Adolescente (Dececa/CE), Dra. Joseana Oliveira, para discutir o caso. 

Na ocasião, também esteve no local a presidente do Instituto Cuca, Kilvia Cristina Teixeira, e as equipes que compõem a Rede Cuca, para prestar esclarecimentos sobre o incidente. Em publicação nas redes sociais, o órgão afirma que o parlamentar adentrou o Cuca José Walter "de forma arbitrária" e removeu as placas de sinalização que comunicam a permissão de utilização dos banheiros da Rede por pessoas trans e não binárias. 


A instituição afirma que o bolsonarista atuou causando danos ao patrimônio público e gerando constrangimento aos colaboradores e usuários do equipamento. "Este ato de abuso de autoridade e violação dos direitos humanos não será tolerado e as devidas providências serão tomadas", afirma o Cuca, em nota. Procurado pela reportagem, o vereador disse que ainda não iria se manifestar. 

Equipes da Policia Civil já estiveram no local para fazer a perícia que deve ajudar nas investigações. Nos banheiros da Rede Cuca, uma placa educativa informa: "Esse banheiro é de todes as mulheres. Não-bináries. Mulheres trans. Mulheres cis. Você está no banheiro e acha que o gênero da outra pessoa no recinto não bate com o que diz na porta? Não se preocupe! A pessoa conhece bem o seu gênero"


Últimas notícias