sábado, 3 de julho de 2021

Governo do Ceará entrega 17 veículos aos coordenadores do Programa AJA

Nesta manhã de sexta-feira (2), no Centro de Referência do Parque Estadual do Cocó, a Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), a Casa Civil e o Instituto Agropolos do Ceará, juntos, fizeram a entrega de 17 veículos, aos Coordenadores Regionais do Programa Agente Jovem Ambiental (AJA). “Eles também vão coordenar o Programa Auxílio Catador”, informou o titular da SEMA, Artur Bruno. “Com os dois programas, teremos 10 mil jovens em todos os municípios do Ceará e quase 2.500 catadores trabalhando para a melhoria da qualidade ambiental e sustentabilidade do nosso Estado”, disse.

Presente ao evento, a Assessora Especial do Governador Camilo Santana, Janaína Farias, fez questão de destacar a importância do trabalho que os coordenadores “terão que realizar”. Segunda ela, de “acompanhamento desses jovens”, que estão buscando uma oportunidade social. “Um papel produtivo e criativo”, disse. “Dentro desse programa vocês podem pensar até novas ações, novos projetos, vocês serão o elo entre o Governo do Estado e o Agente Jovem Ambiental, o que é um grande desafio”, completou. Rita Bezerra, Assessora da Casa Civil do Governo do Estado do Ceará, também participou da solenidade.

Os Ajas serão capacitados para fazer os seus projetos, atuando no entorno de suas escolas e ou residências. Aos coordenadores caberá a visão macro de cada região e na condição de pontos focais, orientarão e conduzirão os jovens, na realização de suas atividades. Quanto ao Programa Auxilio Catador, eles realizarão visitas técnicas nos galpões das associações e ou cooperativas, e assim diagnosticar a situação de cada instituição. Nas localidades onde os catadores não estão associados, serão desenvolvidas ações para mobilizar e incentivar a organização dos mesmos.

A pedagoga, Cristiane Arraes Chaves Magalhães, vai atuar na Região do Cariri. Ela contou da sua empolgação e preocupação com a temática. “Hoje, todos nós sabemos que a questão ambiental é muito importante e que ainda precisamos trabalhar muito esse tema e não somente na nossa Região, mas o mundo todo”, disse. “O AJA, de forma específica, vai nos ajudar a cuidar mais de nossa cidade e por isso estou muito animada e motivada para fazer esse trabalho de conscientização ambiental, com a expectativa de conseguir um bom resultado para o Crato e para o Governo do Estado”, declarou.

Após a entrega dos veículos, foi iniciada a capacitação dos coordenadores pela equipe da Coordenadoria de Educação Ambiental (Coeas/SEMA). “Estamos aqui para apresentar os dois programas e informar como vão funcionar”, disse a Secretaria de Planejamento e Gestão da SEMA, Maria Dias. Ela abriu o treinamento que foi ministrado pelo Coordenador Geral do AJA, Hermógenes Henrique, pelo Educador Ambiental, Sergio Mota, da Coeas/SEMA, e pelo Coordenador do Programa Auxílio Catador, André Pereira, da Coordenadoria de Desenvolvimento Sustentável (Codes/SEMA).

“Hoje, os coordenadores estão recebendo as primeiras orientações em um diálogo para nos conhecermos melhor, juntos vamos tirar dúvidas e traçar diretrizes”, afirmou Sergio Mota. O coordenador Henrique fez questão de ressaltar os planos de ações que deverão ser desenvolvidos no decorrer do Programa. “A base do AJA é o Plano de Ação Comunitária (PAC) e vocês, como pontos focais, estarão à frente de cada PAC”, informou. “Quanto às ações, serão inseridas em cada eixo do programa: educação ambiental, biodiversidade, gestão ambiental e desenvolvimento sustentável”, explicou. “Assim como os indicadores e as metas”, completou.

Para Francisco Rebouças Neto, Diretor Administrativo Financeiro, do Instituto Agropolos do Ceará, a parceria neste programa é um grande desafio. “Mas nós abraçamos esta oportunidade de contrato, com muito carinho ao percebermos a importância de dez mil jovens atuando em prol do meio, no Ceará”, revelou. A presidente do Agropolos, Ana Tereza Barbosa de Carvalho, também participou da solenidade de entrega dos veículos.

A SEMA e o Agropolos assinaram um contrato de gestão referente a contratação dos 17 coordenadores regionais. A gestora do contrato, no âmbito da SEMA, é a técnica da Coordenadoria de Desenvolvimento Institucional e Planejamento (Codip/SEMA), Valdiana Oliveira.

AJA

O Programa AJA tem como propósito estimular a participação de jovens em projetos sustentáveis, por meio da inclusão social e ambiental, viabilizando o desenvolvimento de suas competências e habilidades, ampliando as oportunidades de geração de renda e o protagonismo juvenil, focando na melhoria da qualidade de vida e na preservação do meio ambiente.

Últimas notícias